apresentação
Lincoln de Abreu Penna reuniu neste livro, A República dos Manifestos Militares, alguns dos principais pronunciamentos desses protagonistas do Brasil contemporâneo, tendo como referência a obra de um militar, historiador e intelectual dos mais combativos na defesa da soberania nacional, o general Nelson Werneck Sodré.
Trata-se de uma obra de referência para estudiosos e interessados em obter informações e análises acerca da evolução da história política brasileira ao longo do século XX. Austeridade e transparência são princípios caros aos que cultivam a república, e sua melhor expressão em termos de representação individual foi o general que é objeto da homenagem do autor.
Ao reunir as ordens do dia do comando do Exército, tendo como data simbólica o dia da Proclamação da República, e os manifestos produzidos por líderes das forças armadas ou por membros das corporações militares que os subscreveram coletivamente, o autor permite ao leitor o conhecimento de momentos e situações das mais destacadas desse ator político que, sem dúvida, marcou o primeiro século republicano brasileiro.
O capítulo que tem como tema a obra de Nelson Werneck Sodré é constituído de um apanhado sucinto e rico, ao mesmo tempo, desse grande intelectual da história brasileira, que escreveu, ele próprio, uma historiografia dedicada à ação política dos seus camaradas, com a lisura, a competência e a honestidade intelectual que constituem a sua identidade como intérprete da vida nacional.
SUMÁRIO sumario
Avaliações
Não há comentários ainda.