Esta publicação é o produto final do projeto de pesquisa intitulado Teatro de Rua do Brasil – a primeira década do terceiro milênio contemplado no primeiro Edital Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua, lançado em 2009.
O seu objetivo principal é dar visibilidade à produção brasileira de teatro de rua nos primeiros dez anos do século XXI, de modo a possibilitar um panorama atual sobre o seu desenvolvimento e organização.
Para chegar a este resultado, foi preciso elaborar um minucioso trabalho de busca, processamento e recuperação de acervos documentais referentes à produção teatral de rua que se encontrava dispersa por todo o país. São artigos, ensaios, mensagens em correio eletrônico, cartas, entre outros textos. Nesse processo, estreitaram-se os laços de solidariedade construídos ao longo de anos com inúmeros artistas de rua, grupos, pesquisadores e produtores culturais.
Foi necessário, ainda, efetuar um levantamento do material existente sobre o teatro de rua realizado nos últimos dez anos no Brasil, nos acervos de instituições de ensino e pesquisa em teatro – tarefa que revelou a escassez de fontes documentais sobre o tema nos espaços oficiais de ensino do teatro.
O desejo de manter a dinâmica ágil e informal que caracteriza grande parte das trocas de informações aqui apresentadas levou-nos em alguns momentos à opção de extrairmos, da comunicação virtual entre grupos que praticam a modalidade teatro de rua, trechos com e-mails sequenciais que foram propositalmente deixados em "estado bruto" porque descreveram e veicularam, com seu teor próprio, o pensamento, a ideologia, os equívocos e incertezas dos próprios fazedores teatrais, ou entre estes e outros atores sociais.
O livro está dividido em duas seções:
A Parte I inicia com uma síntese sobre algumas das mais significativas produções teóricas que encontramos, realizadas por pesquisadores brasileiros. A ideia é que o leitor perceba as diversas tentativas e propostas de sistematização dos procedimentos frequentes que aparecem nesta modalidade, principalmente na formação do ator que atua nos espaços abertos. São livros que abordam o teatro de rua, ou como objeto de estudos acadêmicos, ou a partir das experiências práticas de grupos teatrais, além de ensaios escritos por outros estudiosos sobre o teatro de rua, que encontramos publicados no sítio eletrônico da Cooperativa Paulista de Teatro entre 2008 e 2009. A seguir, apresentamos alguns dos textos já divulgados na Internet por integrantes do Núcleo de Pesquisadores de Teatro de Rua, criado por articuladores da Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR, interessados na produção de um corpo teórico de conhecimentos nesta área.
A Parte II mostra a criação da RBTR – um dos produtos da cultura digital no Brasil – como o resultado concreto de um intenso e fértil processo de negociações, realizadas quase sempre por meio virtual e vividas no interior do próprio conjunto dos seus fazedores teatrais. São aqui apresentados os documentos produzidos por seus articuladores nos encontros nacionais presenciais, realizados entre 2007 e 2010 nas diversas regiões do país. Eles nos revelam as etapas desse processo, as lutas travadas e as bandeiras levantadas por esta organização. Parte da correspondência via e-mails que relata algumas das mais importantes discussões realizadas no grupo virtual teatroderuanobrasil@grupos.com.br encerra este livro. Levá-la a público, foi a maneira que nos pareceu mais adequada de mostrar a paixão que moveu o Teatro de Rua no Brasil na primeira década deste milênio.
SUMÁRIOClaudia Schapira
Ilo Krugli
João Carlos Andreazza
Valmir Santos
Valéria Vianna
Antônio Rogério Toscano
Licko Turle & Jussara Trindade
Licko Turle & Jussara Trindade
Jussara Trindade
Jussara Trindade
Jussara Trindade
Licko Turle
Grupo Vivarte (AC)
Ana Rosa Genari Tezza
Licko Turle
Adailton Alves
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