Sociabilidade, Comunicação e Política: A experiência estético-comunicativa da Rede MIAC na cidade de Salvador

Autor/Organizador: Cíntia SanMartin Fernandes
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A autora busca compreender as relações entre comunicação e sociedade no contexto das sociedades pós-modernas. Para tanto, se concentra nas experiências reais de um movimento social da cidade de Salvador, na Bahia.

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A partir de uma perspectiva inovadora e interdisciplinar – e uma sensibilidade quase etnográfica – e tendo como principais referências teórico-metodológicas a obra de autores como Maffesoli, Arendt, Lash, Habermas, Hall e Sennett, a socióloga Cíntia Fernandes realiza um profícuo e cuidadoso trabalho ao analisar as redes socioculturais que gravitam em torno do Movimento de Intercâmbio Artístico Cultural pela Cidadania (MIAC), na cidade de Salvador. Na detalhada pesquisa que organizou, a autora pode constatar que o agenciamento de manifestações artísticas amplia as possibilidades de comunidades carentes se estruturarem em movimentos que ganham visibilidade e uma dimensão política na ocupação criativa dos espaços urbanos. De certa forma, poder-se-ia afirmar que, através do MIAC, esses atores sociais não só vêm “lutando” e “conquistando” seu direito à cidade, mas também estão procurando superar a sua condição de socialmente excluídos.

Este livro é recomendado aos leitores que desconfiam das interpretações que geram percepções monolíticas da realidade social brasileira. Esta publicação é dirigida aos interessados em se aprofundar na complexa dinâmica e trama da vida social, mesmo que para isso seja necessário colocar em xeque conceitos profundamente estabelecidos.

Micael Herschmann

SUMÁRIO

  • PREFÁCIO
  • INTRODUÇÃO
  • CAPÍTULO 1. COMUNICAÇÃO, COMUNIDADE E SOCIABILIDADE
  • 1.1 De onde falamos?
  • 1.2 A teoria discursiva e o conceito de ação comunicativa
  • 1.3 A teoria reflexiva e o conceito de comunidade reflexiva
  • 1.4 A inteligência coletiva e o conceito de cibercultura
  • CAPÍTULO 2. ENTRE A RAZÃO INSTRUMENTAL E A RAZÃO SENSÍVEL
  • 2.1 A fenomenologia maffesoliana como ferramenta de compreensão e reflexão sobre a vida cotidiana
  • 2.2 Potência ou puissance: a criatividade social
  • 2.3 O conceito de potência estético-comunicativa
  • CAPÍTULO 3. A COMUNIDADE MIAQUEIRA
  • 3.1 A cidade de Salvador como a representação da diversidade sociocultural brasileira
  • 3.2 Primeiro momento: CRIA e “a nova cria”
  • 3.3 Segundo momento: o MIAC pulsa em Salvador
  • 3.4 Terceiro momento: as microrregiões entram em cena
  • 3.5 O III Seminário MIAC
  • 3.6 O IV Festival MIAC: o maior evento de arte-educação já registrado no País
  • 3.7 Estrutura de Organização do MIAC
  • CAPÍTULO 4. REDE MIAC: ENTRELAÇAMENTO E COMPLEMENTARIDADE
  • 4.1 Redes: abordagens possíveis
  • 4.2 Rede: entrelaçamento do concreto, do imaginário e do simbólico
  • 4.3 A comunicação Nagô
  • 4.4 A ambivalência comunicacional
  • 4.5 Desmitificar para democratizar: a Internet entra em cena
  • 4.6 Rede MIAC: rede de redes
  • CAPÍTULO 5. EDUCAÇÃO, ARTE E CIDADANIA NO COTIDIANO DO MIAC
  • 5.1 A arte na educação
  • 5.2 Educação e cidadania: o resgate histórico como elemento de transmutação social
  • 5.3 A arte como instrumento político-pedagógico
  • 5.4 As formações do MIAC
  • 5.5 O protagonismo das tribos
  • 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  • BIBLIOGRAFIA
  • Peso 0,3 kg
    Dimensões 1,4 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2009

    Edição

    1

    ISBN

    978-85-7650-239-5

    Páginas

    272

    Versão

    ,

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