O presente trabalho versa sobre a implantação e o uso de sistemas de Workflow na automatização de processos de negócio em organizações de todos os tipos e setores econômicos. Analisamos o porquê de algumas empresas desistirem de usar o sistema, mesmo quando foram feitos investimentos vultosos nesses projetos. Uso e desuso foram termos escolhidos para caracterizar a adoção e o abandono do software de Workflow por parte de diversas organizações que, mesmo depois de implantá-lo, pararam de usá-lo; e para explicar o comportamento de outras, que sequer chegaram a instalá-lo em qualquer máquina.
Durante mais de uma década participando de projetos para implantação de softwares de Workflow pudemos observar vários aspectos que influenciam e norteiam a compra de tais sistemas, assim como pudemos analisar os momentos pelos quais tais organizações passaram desde a concepção da idéia de uso do software até chegarem, em vários casos, ao seu abandono. Nosso propósito foi o de descobrir, entender e explicar as causas dessas situações para possibilitar, a todos que se interessam pelo tema, o conhecimento dos motivos que levam as organizações a este tipo de comportamento.
SUMÁRIO
Prefácio
1. Introdução
1.1. Motivação da dissertação
2. Gerência do Conhecimento, do Conteúdo e do Portal
2.1. As três gerências
3. Workflow
3.1. O início
3.2. Workflow, tendências atuais
4. BPM, um novo nome para Workflow
4.1. O que é BPM?
4.2. O modelo ainda inexistente
4.3. Business Activity Management
5. Metodologia de Levantamento de Dados e de Análise e Modelagem de Processos de Negócio
5.1. Referencial teórico
5.2. A construção do processo por meio da pesquisa
5.3. Pesquisar não é o mesmo que juntar dados
5.4. Dados, informações e conhecimentos
5.5. Tipos de pesquisas
5.6. Breve história da pesquisa qualitativa
5.7. Tipos de dados na pesquisa qualitativa
5.8. O início da construção de um processo
5.9. As fontes de pesquisa
5.10. A pesquisa qualitativa
5.11. Regras (simples) de pesquisa
5.12. O processo de pesquisa
5.13. Definindo a necessidade da pesquisa
5.14. Definindo a coleta dos dados e informações
6. Estudo de Casos
6.1. Beneficiários desse trabalho
6.2. As dificuldades para acessar as fontes da pesquisa
6.3. As organizações pesquisadas
6.4. Os problemas discutidos
6.5. Hipóteses
6.6. Resultados esperados
6.7. Roteiro das entrevistas sobre uso e desuso de Workflow
6.8. As organizações pesquisadas
7. Resultados da Pesquisa
7.1. A respeito das entrevistas
7.2. Comprovação das hipóteses
7.3. A respeito do uso e desuso de sistemas de Workflow
7.4. Resumo
7.5. A respeito da análise e modelagem de processos de negócio
8. As Entrevistas
9. Conclusão
9.1. Fundamentos da conclusão
9.2. Final
Referências Bibliográficas
Anexo I: Ata da Sessão Pública do Pregão
Glossário
Avaliações
Não há comentários ainda.