Uso e desuso de sistemas de Workflow: Porque as organizações não conseguem obter retorno com investimentos em projetos de Workflow

Autor/Organizador: Tadeu Cruz
R$ 16,00R$ 32,00
20% DE DESCONTO

Implantação e o uso de sistemas de Workflow na automatização de processos de negócio em organizações de todos os tipos e setores econômicos.

Digital
Impressa
Limpar

Consulte o frete e prazo estimado de entrega:

Não sei meu CEP

O presente trabalho versa sobre a implantação e o uso de sistemas de Workflow na automatização de processos de negócio em organizações de todos os tipos e setores econômicos. Analisamos o porquê de algumas empresas desistirem de usar o sistema, mesmo quando foram feitos investimentos vultosos nesses projetos. Uso e desuso foram termos escolhidos para caracterizar a adoção e o abandono do software de Workflow por parte de diversas organizações que, mesmo depois de implantá-lo, pararam de usá-lo; e para explicar o comportamento de outras, que sequer chegaram a instalá-lo em qualquer máquina.

Durante mais de uma década participando de projetos para implantação de softwares de Workflow pudemos observar vários aspectos que influenciam e norteiam a compra de tais sistemas, assim como pudemos analisar os momentos pelos quais tais organizações passaram desde a concepção da idéia de uso do software até chegarem, em vários casos, ao seu abandono. Nosso propósito foi o de descobrir, entender e explicar as causas dessas situações para possibilitar, a todos que se interessam pelo tema, o conhecimento dos motivos que levam as organizações a este tipo de comportamento.

SUMÁRIO

  • Prefácio
  • 1. Introdução
  • 1.1. Motivação da dissertação
  • 2. Gerência do Conhecimento, do Conteúdo e do Portal
  • 2.1. As três gerências
  • 3. Workflow
  • 3.1. O início
  • 3.2. Workflow, tendências atuais
  • 4. BPM, um novo nome para Workflow
  • 4.1. O que é BPM?
  • 4.2. O modelo ainda inexistente
  • 4.3. Business Activity Management
  • 5. Metodologia de Levantamento de Dados e de Análise e Modelagem de Processos de Negócio
  • 5.1. Referencial teórico
  • 5.2. A construção do processo por meio da pesquisa
  • 5.3. Pesquisar não é o mesmo que juntar dados
  • 5.4. Dados, informações e conhecimentos
  • 5.5. Tipos de pesquisas
  • 5.6. Breve história da pesquisa qualitativa
  • 5.7. Tipos de dados na pesquisa qualitativa
  • 5.8. O início da construção de um processo
  • 5.9. As fontes de pesquisa
  • 5.10. A pesquisa qualitativa
  • 5.11. Regras (simples) de pesquisa
  • 5.12. O processo de pesquisa
  • 5.13. Definindo a necessidade da pesquisa
  • 5.14. Definindo a coleta dos dados e informações
  • 6. Estudo de Casos
  • 6.1. Beneficiários desse trabalho
  • 6.2. As dificuldades para acessar as fontes da pesquisa
  • 6.3. As organizações pesquisadas
  • 6.4. Os problemas discutidos
  • 6.5. Hipóteses
  • 6.6. Resultados esperados
  • 6.7. Roteiro das entrevistas sobre uso e desuso de Workflow
  • 6.8. As organizações pesquisadas
  • 7. Resultados da Pesquisa
  • 7.1. A respeito das entrevistas
  • 7.2. Comprovação das hipóteses
  • 7.3. A respeito do uso e desuso de sistemas de Workflow
  • 7.4. Resumo
  • 7.5. A respeito da análise e modelagem de processos de negócio
  • 8. As Entrevistas
  • 9. Conclusão
  • 9.1. Fundamentos da conclusão
  • 9.2. Final
  • Referências Bibliográficas
  • Anexo I: Ata da Sessão Pública do Pregão
  • Glossário
  • Peso 0,25 kg
    Dimensões 1,0 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2006

    Edição

    1

    ISBN

    85-76500-59-0

    Páginas

    192

    Versão

    ,

    Avaliações

    Não há comentários ainda.

    Somente clientes logados, que já compraram este produto, podem deixar um comentário.

    Produtos vistos recentemente