Este livro é resultado de uma dissertação de mestrado de Wilker Nóbrega, jovem pesquisador e turismólogo paraense que nos apresenta algo mais do que um trabalho acadêmico. A obra faz uma análise dos instrumentos de participação popular no processo de concepção das políticas públicas na Amazônia, tendo como recorte o Programa de Ecoturismo da Amazônia Legal (Proecotur), no Município de Belém do Pará, região Norte brasileira.
O tema da investigação nasceu graças à perspicácia do autor que percebeu a necessidade de se preencher uma grande lacuna na área do Turismo e da implementação de políticas públicas do setor. O Brasil é um vasto território cheio de belezas naturais e riquezas culturais que, em alguns locais, são exaustivamente visitadas e outros pontos, com potencial turístico evidente, não se desenvolvem por falta de incentivo e direcionamento adequado.
A tarefa de compreender esse processo de turistificação do País, seus problemas e o surgimento de novas realidades, notadamente na região Amazônica, ficará mais fácil com este livro, redigido com rigor acadêmico, mas de maneira simples, no qual o leitor encontrará exemplos elucidativos com a apresentação do estudo de caso das comunidades do Porto Pelé e Caruaru, distrito de Mosqueiro, Belém do Pará.
O pesquisador teve o máximo cuidado em verificar o grau de satisfação e envolvimento da população frente à implantação do Proecotur, considerando, principalmente, os seus valores culturais.
Enfim, a obra representa um avanço em termos de reflexão e produção científicas sobre a dinâmica da produção dos novos espaços turísticos, evidenciando que os processos de transformação e organização territoriais e sociais são, muitas vezes, contraditórios e incertos. Mostra também que a trajetória nacional sobre “Ecoturismo”, participação popular e inclusão social carece de análises mais aprofundadas que possam contribuir para consolidação do fenômeno “Turismo” dentro de uma perspectiva sustentável em nosso País.
Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz
SUMÁRIOPREFÁCIO
1 INTRODUÇÃO
2 DISCUSSÃO CONCEITUAL: PLANEJAMENTO, CULTURA E (ECO)TURISMO
3 BELÉM DO PARÁ E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO NO DISTRITO DE MOSQUEIRO
4 O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NA AMAZÔNIA LEGAL – PROECOTUR
5 A PARTICIPAÇÃO POPULAR COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS E DISCUSSÕES
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS E PROPOSIÇÕES
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há comentários ainda.