O objetivo do livro "Práticas Pedagógicas e tecnologias digitais" é reunir reflexões que ampliam e aprofundam práticas e estudos sobre o uso das tecnologias digitais como instrumentos culturais de aprendizagem no contexto intencional das práticas pedagógicas. A maioria das publicações nas áreas da Didática e da Prática de Ensino ainda apontam as tecnologias digitais (TICs), mais especificamente o computador e a Internet, como meros recursos ou ferramentas didáticas.
SUMÁRIOParte 1. Fundamentos epistemológicos
1.1. Educação e tecnologia – rompendo os obstáculos epistemológicos
Jacqueline Leal (UNEB), Lynn Alves (UNEB e FVC), Tânia Maria Hetkowski (UNEB)
1.2. Integração formação docente inicial e continuada com a mediação de didática e novas tecnologias
Solange Maria do Nascimento Nogueira (UNEB)
1.3. O currículo virtual no contexto das práticas pedagógicas instituintes
Arnaud Soares de Lima Junior (UNEB)
1.4. O fio do dialogismo na (re)construção do conhecimento em rede: uma concepção bakhtiniana dos processos de comunicação na prática pedagógica
Ângela Álvares Correia Dias – (UNB), Karina da Silva Moura – (UNB)
1.5. Por uma didática colaborativa no contexto das comunidades virtuais de aprendizagem
Cristina d'Ávila (UFBA, UNEB)
1.6. Práticas educacionais e TICs: potencializando a autoria do aluno on-line
Eleonora Jorge Ricardo (Instituto Metodista Bennett, UERJ),
Lucia Regina Goulart Vilarinho (UNESA e UFRJ)
1.7. Educação on-line como campo de pesquisa-formação: potencialidades das interfaces digitais
Edméa Oliveira dos Santos (UFJF)
1.8. Jogos eletrônicos e screenagens: possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem
Lynn Alves (UNEB e FVC)
Parte 2. Dos meios às mediações
2.1. A aprendizagem colaborativa no laboratório on-line de aprendizagem (LOLA)
Patrícia Lupion Torres (PUC-PR), Rita de Cássia Veiga Marriott (PUC-PR)
2.2. Estruturação de atividades didáticas baseadas na web a partir de uma matriz de competências
Laura M. Coutinho Lopes (Didak Consultoria ),
Heloisa Padilha (Linha Mestra Consultoria Psicopedagógica)
2.3. Entre labirintos e fuxicos: encontrando novos caminhos e tecendo saberes na formação de professores on-line
Máira Pereira (ID Projetos Educacionais)
2.4. Rede colaborativa mundial de aprendizagem em Ciências com uso das TICs
Alexandra Okada (PUC-SP), Sandra Tonidandel (Colégio Dante Alighieri),
Tony Sherborne (Sheffield Hallam University),
Valdenice Minatel Melo de Cerqueira (Colégio Dante Alighieri)
2.5. Concepções sobre a didática de professores do ensino fundamental e médio no ambiente dos artigos multimídia
Sergio de Oliveira Santos, Mônica Rabello de Castro (UNESA)
2.6. Aprender e ensinar a aprender diante dos desafios das TICS
Maria Esther Provenzano (CEFET-RJ), Mônica Waldhelm (CEFET-RJ)
2.7. A docência no laboratório de informática: um relato de pesquisa
Ana Regina Vilares (CEDERJ, FGV ON-LINE), Marco Silva (UERJ e UNESA)
2.8. Oficinas pedagógicas: o saber em produção
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita (UEPb),
Fernando Cezar Bezerra de Andrade (UFPb)
2.9. Modellus: animações interativas mediando a aprendizagem significativa dos conceitos de física no ensino médio
Gustavo H. Santos (FVC), Marcelo A. Moret (UEFS e FVC)
Avaliações
Não há comentários ainda.