O Teatro Organizacional não é apenas um livro a mais, na selva dos livros de gestão que hoje dominam as livrarias. Primeiro, porque o autor é, simultaneamente, um profissional experiente, um consultor bem sucedido e um palestrante notável. Segundo, porque o livro foge do convencional. É fácil de se ler, mas sem cair na superficialidade tão comum em obras congêneres. Superficialidade que facilita a leitura, mas emudece o profissional na hora de agir. Tadeu prova que se pode escrever algo bem fundamentado, usando uma linguagem coloquial. Mas que o leitor não tenha dúvidas: seu original conceito de eventograma foi considerado como inovador e poderoso, quando utilizado dentro da metodologia descrita pelo autor. Este livro apresenta vários exemplos, retirados da vida gerencial cotidiana, que deixam isto bastante claro.
Pois os processos estão em todos os empreendimentos humanos, fora ou dentro da empresa. Eles descrevem a cooperação das pessoas, dentro da divisão de trabalho que, desde tempos imemoriais, faz a Humanidade obter grandes avanços, em vários setores. Quando bem organizados, estes processos podem obter melhores resultados, com menos recursos e menos cansaço. Bom para todos que, a cada dia, dão muito de suas vidas pela produção de bens e serviços para a sociedade.
Aliás, a analogia entre este cotidiano das empresas e as representações teatrais, ponto de partida deste livro, é um insight de mestre. Gerentes e atores, ambos interessados, a seu modo, em performance, acabam se encontrando na necessidade de ter um roteiro e, contraditoriamente, também na necessidade de dele escapar, quando sentem que precisam. Aprender isto é uma longa caminhada, que este livro pode encurtar um pouco.
Prof. D.Sc. Rogerio Valle
Laboratório de Sistemas Avançados de
Gestão da Produção (SAGE)
COPPE/UFRJ
Avaliações
Não há comentários ainda.