No Brasil do início do terceiro milênio, ainda são tímidas as iniciativas de refletir sobre a produção de mídia para crianças e adolescentes. Por isto, a ousada e bem-vinda iniciativa do Grupo de Pesquisa das Relações Infância e Mídia (GRIM), de Fortaleza, Ceará, contribui para registrar um aspecto importante de nossa história.
Proporciona ainda, para produtores, diversos pesquisadores, professores e pais de família, material valioso para ampliar a compreensão sobre a re-significação da infância e da adolescência em nosso país, a partir do acesso que têm à mídia.
Esta é uma das questões mais importantes que se colocam: a do efeito do impacto da interação de crianças e adolescentes com o rádio, a televisão e seus vários gêneros de narrativas, a publicidade, os computadores e os jogos. Os textos de vários pesquisadores, não só os cearenses, mas de outras regiões brasileiras, exploram as situações e a natureza do uso da mídia, que certamente transformam as estratégias de conhecimento, linguagem, afetos e relacionamentos destes jovens cidadãos em processo.
Este é um livro para se ler e reler, com gosto e curiosidade, tal como as crianças e adolescentes fazem, quando descobrem algo novo e interessante que lhes abre novos horizontes, transformando suas vidas para melhor.
Regina de Assis
Presidente da MULTIRIO
Inês Sílvia Vitorino Sampaio e Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante
Guilherme Canela de Souza Godoi
Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante e Nonato Lima
Luiza das Graças Lacerda de Carvalho
Roberta Manuela Barros de Andrade
Patrícia Soares da Silva
Anna Karine Gurgel de Castro Alves
Inês Sílvia Vitorino Sampaio
Alessandra Carlos Alcântara e Marília Romero Campos
Mateus Gonçalves de Medeiros
Antônio Vladimir de Abreu Marques
Regina Heloisa Maciel, Antonio José de Melo Leite Júnior e Danny Manttit Guimarães Piti
Avaliações
Não há comentários ainda.