Meyerhold: Experimentalismo e Vanguarda

R$ 13,00R$ 26,00
20% DE DESCONTO

Busca uma aproximação com a obra de Vsevolod Meyerhold, especialmente no que diz respeito às relações entre as idéias do mestre russo e o desenvolvimento do teatro contemporâneo.

Digital
Impressa
Limpar

Consulte o frete e prazo estimado de entrega:

Não sei meu CEP

O Seminário que deu origem a esta publicação foi organizado como parte das atividades de ensino e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) da UDESC. Este seminário buscou uma aproximação com a obra de Vsevolod Meyerhold, especialmente no que diz respeito às relações entre as idéias do mestre russo e o desenvolvimento do teatro contemporâneo.

Durante o evento, foram realizadas duas oficinas que tiveram como objetivo propor, a partir de experiências práticas, uma discussão de elementos relacionados com a construção do pensamento meyerholdiano. Por isso, uma das oficinas – ministrada pelo professor russo Valentin Templiakov – tratou da proposta técnica de Constantin Stanislavski, primeiro mentor de Meyerhold. A outra oficina – oferecida pela professora Maria Thaís Lima Santos – abordou alguns princípios da proposta de preparação técnica do ator segundo Meyerhold.

Também fez parte do Seminário uma exposição sobre diferentes aspectos da vida e do trabalho de Meyerhold, organizada pelos estudantes de Iniciação Científica que participam do Núcleo de Pesquisa em Processos de Criação Artística (ÁQIS). O material dessa exposição ganhou, nesta publicação, a forma de resumos que registram os trabalhos dos estudantes da graduação.

Os artigos que compõem o corpo desse livro foram comunicações apresentadas pelos estudantes do PPGT e por outros pesquisadores participantes do evento. Cabe destacar a generosa contribuição do professor Mario Bolognesi, que ofereceu para publicação um trabalho que contribui com a contextualização histórica da produção de Meyerhold, e da professora Maria Thaís Limas Santos, com o texto que reflete sobre aspectos técnicos do trabalho do ator.

É importante dizer que adotamos a grafia Meyerhold porque nos parece mais apropriado utilizar uma forma de escritura que predomina em textos anteriormente publicados em português, espanhol e inglês.

SUMÁRIO

  • Apresentação
  • Cronologia
  • Procedimentos estruturantes da poética meyerholdiana: aspectos conceituais
    Adriano Moraes de Oliveira
  • Meyerhold e a idéia de uma interpretação distanciada
    André Carreira
  • O ator do futuro por Meyerhold
    Gláucia Grígolo
  • Questões em torno da biomecânica
    Maria Thais Lima Santos
  • O teatro na Rússia no início do século XX
    Mário Fernando Bolognesi
  • O grotesco em Meyerhold: princípios para a criação de uma nova teatralidade
    Marisa Naspolini
  • O teatro de vanguarda de Meyerhold
    Zilá Muniz
  • Meyerhold: revolução-ação-incorporação-metalinguagem
    Yiftah Peled

    Resumos dos alunos de Iniciação Científica

  • Instrumento corpo: A musicalidade no teatro de Meyerhold
    Adriana Patrícia dos Santos

  • Comentários sobre o registro fotográfico: referências aos processos meyerholdianos
    Camila Ribeiro

  • Considerações sobre um ator-criador “biomecânico”
    Daniel Olivetto

  • Construtivismo, simbolismo e teatro: uma convenção espacial na cena meyerholdiana
    Eder da Costa Paulo

  • Grotesco: um capricho artístico crítico de Meyerhold
    Éder Sumariva

  • Uma aproximação à idéia do ator em Meyerhold
    Margareth Ferreira Eckart

  • Peso 0,3 kg
    Dimensões 0,8 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2008

    Edição

    1

    ISBN

    978-85-7650-133-6

    Páginas

    148

    Versão

    ,

    Avaliações

    Não há comentários ainda.

    Somente clientes logados, que já compraram este produto, podem deixar um comentário.

    Produtos vistos recentemente