Atualmente, uma empresa para sobreviver e ser competitiva deve ter responsabilidade social e ser flexível. Ela deve ir além dos desejos de seus acionistas ou sócios, e estar voltada também para seu público interno, externo e comunidade em que atua.
Este livro apresenta, em uma linguagem clara e direta, a concepção do que é o Marketing Social e a necessidade de sua aplicação em um mercado globalizado.
O destaque é o cenário nacional, com dados atuais, casos, legislações, prêmios e informações relevantes ao profissional de marketing e a todos que, de alguma forma, participam de ações sociais.
SUMÁRIO
Prefácio
Introdução
Marketing Social
Cenário Mundial
O que pode ser alcançado com a aplicação do Marketing Social na empresa
Resumo dos principais argumentos
Áreas de Preocupação
Marketing Social no Brasil
Pesquisa Ethos/Valor/Indicator – Brasil/2000
Estudo Qualitativo
Pesquisa IPEA: A Iniciativa Privada e o Espírito Público
Orçamento das fundações e a receita operacional de seus mantenedores
Volume de deduções sobre o imposto de renda devido
O Balanço Social no Brasil
Selo Balanço Social
Premiações Brasileiras
Prêmio ECO de Cidadania Empresarial
Prêmio Top Social
Prêmio Cidadania Mundial
Prêmio CartaCapital/InterScience
Prêmio Mauá
O Papel da Imprensa Brasileira no Marketing Social
Estudo qualitativo efetuado pela Gife e ANDI de como os veículos de comunicação, imprensa, interpretam e retratam as ações sociais capitaneadas pela iniciativa privada no Brasil
Aplicando o Marketing Social
O Cenário
A Estratégia Competitiva
O Planejamento Estratégico
As Oportunidades
Política de Doações
As Oportunidades Comerciais Alternativas
Selos e Prêmios
A Logomarca
Assessoria de Comunicação
Publicidade e Propaganda
Quanto à Apresentação de Produtos e/ou Serviços da Empresa
Promoção de um Produto
Privacidade dos Clientes
Cliente Interno – Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Projetos Sociais em Andamento no Brasil
Azaléia
Banco do Brasil
O Boticário
Bradesco
Credicard
FIAT
Grupo Pão de Açúcar
Latasa
Natura
Sadia
Votorantim
Xerox
Conclusão
Anexo I
Código de Ética dos Profissionais de Marketing
Anexo II
Agenda 21
Anexo III
Legislações
Anexo IV
Classificação das maiores entidades que constam no Filantropia 400 por área de atuação em 1999
Anexo V
Indicadores Sociais Mínimos
Anexo VI
Endereços Úteis
Anexo VII
Glossário
Bibliografia
Avaliações
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