Histórias, Culturas e Territórios Negros na Educação: Reflexões docentes para uma reeducação das relações étnico-raciais

R$ 11,00R$ 22,00

Experiências na perspectiva de reeducação das relações étnico-raciais entre estudantes e professores.

Digital
Impressa
Limpar

Consulte o frete e prazo estimado de entrega:

Não sei meu CEP

Os atuais artigos 26-A e 79-B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como as suas Diretrizes Curriculares Nacionais, estabeleceram a obrigatoriedade do ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas no ensino básico. Porém, o cumprimento dessa obrigatoriedade legal pelos sistemas de ensino e, conseqüentemente, pelos educadores, não é tarefa trivial, pois trata-se de uma proposição que exige, entre outras coisas: uma postura crítica frente às relações raciais, como mostram várias pesquisas e análises, sobre a influência de um racismo que acredita na inferioridade de africanos e afro-descendentes e dos preconceitos dele oriundos; uma postura de reconhecimento e valorização da diversidade étnica; discutir as questões colocadas pelas Lutas históricas dos negros; ter acesso à conteúdos e proposições pedagógicas adequadas, bem como participar de processos de estudos e produção de conhecimentos sobre os temas propostas pelas Diretrizes Nacional Curriculares.

Trata-se de um desafio que tem como ponto de partida um necessário debate, incentivador de estudos e produtor de conhecimentos que sirvam como base para novos conteúdos, metodologias e, fundamentalmente, de um novo pensamento sobre educação que leve em consideração a valorização da diversidade étnico-cultural. No tema "História e Cultura Afro-Brasileira", é notória a ausência de disciplinas e conteúdos adequados à formação de educadores.

Preocupada com o cumprimento da legislação e reconhecendo as reivindicações de educadores e do movimento social negro, a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) resolveu reconhecer e oficializar a proposta de constituição de um Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros formulada por um movimento interno de professores em 2005 e 2006. Tal reconhecimento e oficialização aconteceram em 2007 com a criação do Núcleo de Estudos Étnico-Raciais e Ações Afirmativas (Neera), no âmbito da Divisão de Inclusão da instituição.

Na Resolução que criou e regulamentou o Neera, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em 20 de agosto de 2007, aparece como uma das competências do Núcleo "Produzir e divulgar publicações acadêmicas, material didático-pedagógico, exposições e suportes audiovisuais resultados de pesquisas e investigações em educação das relações étnico-raciais e História e Cultura Africana e Afro-Brasileira".

Este livro apresenta reflexões teóricas e estudos científicos que docentes da Faetec e do Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) vêm acumulando a partir de práticas políticas, pesquisas acadêmicas e experiências em sala de aula. É o início de um novo tipo de produção na Faetec.

Maria Cristina Lacerda Silva
Vice-Presidenta Educacional da Faetec

SUMÁRIO

  • INTRODUÇÃO
  • A CONSTRUÇÃO DOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE UMA NOVA POLÍTICA PÚBLICA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
    Luiz Fernandes de Oliveira
  • PARA UMA PEDAGOGIA DA (RE)EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
    Alexandre do Nascimento
  • “QUEM NÃO PODE ‘ATALHAR, ARRODEIA’!”
    Amauri Mendes Pereira
  • PRÁXIS DA “AFRICANIDADE”: A LITERATURA BRASILEIRA COM SABOR E AXÉ
    Selma Maria da Silva
  • CURRÍCULO E MULTICULTURALISMO: O NEGRO NA EDUCAÇÃO
    Ana Paula Venâncio
  • ANDRÉ REBOUÇAS E QUESTÃO RACIAL NO SÉCULO XIX
    Andréa Santos Pessanha
  • TRADIÇÃO E RUPTURA NA POESIA ANGOLANA PÓS-INDEPENDÊNCIA
    Claudia Fabiana de Oliveira Cardoso
  • AS MUITAS MULHERES AO TAMBOR
    Helena Theodoro
  • O QUILOMBO DE MANUEL CONGO
    Maria Teresa da Silva Telles
  • CONSTRUÇÕES E RECONSTRUÇÕES DO ESPAÇO E DA CIDADANIA
    Patrícia Amaral Siqueira e Patrícia Freitas
  • PASSEIOS PEDAGÓGICOS – CONSTRUINDO MEMÓRIAS EMANCIPATÓRIAS
    Janete Santos Ribeiro
  • ARTES PLÁSTICAS NA LEI Nº 10.639/2003: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA – LEITURAS ICONOGRÁFICAS
    Maria Cristina da Silva Cardoso
  • AUTORES E AUTORAS
  • Peso 0,4 kg
    Dimensões 1,2 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2008

    Edição

    1

    ISBN

    978-85-7650-169-5

    Páginas

    238

    Versão

    ,

    Avaliações

    Não há comentários ainda.

    Somente clientes logados, que já compraram este produto, podem deixar um comentário.

    Produtos vistos recentemente