Os atuais artigos 26-A e 79-B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como as suas Diretrizes Curriculares Nacionais, estabeleceram a obrigatoriedade do ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas no ensino básico. Porém, o cumprimento dessa obrigatoriedade legal pelos sistemas de ensino e, conseqüentemente, pelos educadores, não é tarefa trivial, pois trata-se de uma proposição que exige, entre outras coisas: uma postura crítica frente às relações raciais, como mostram várias pesquisas e análises, sobre a influência de um racismo que acredita na inferioridade de africanos e afro-descendentes e dos preconceitos dele oriundos; uma postura de reconhecimento e valorização da diversidade étnica; discutir as questões colocadas pelas Lutas históricas dos negros; ter acesso à conteúdos e proposições pedagógicas adequadas, bem como participar de processos de estudos e produção de conhecimentos sobre os temas propostas pelas Diretrizes Nacional Curriculares.
Trata-se de um desafio que tem como ponto de partida um necessário debate, incentivador de estudos e produtor de conhecimentos que sirvam como base para novos conteúdos, metodologias e, fundamentalmente, de um novo pensamento sobre educação que leve em consideração a valorização da diversidade étnico-cultural. No tema "História e Cultura Afro-Brasileira", é notória a ausência de disciplinas e conteúdos adequados à formação de educadores.
Preocupada com o cumprimento da legislação e reconhecendo as reivindicações de educadores e do movimento social negro, a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) resolveu reconhecer e oficializar a proposta de constituição de um Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros formulada por um movimento interno de professores em 2005 e 2006. Tal reconhecimento e oficialização aconteceram em 2007 com a criação do Núcleo de Estudos Étnico-Raciais e Ações Afirmativas (Neera), no âmbito da Divisão de Inclusão da instituição.
Na Resolução que criou e regulamentou o Neera, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em 20 de agosto de 2007, aparece como uma das competências do Núcleo "Produzir e divulgar publicações acadêmicas, material didático-pedagógico, exposições e suportes audiovisuais resultados de pesquisas e investigações em educação das relações étnico-raciais e História e Cultura Africana e Afro-Brasileira".
Este livro apresenta reflexões teóricas e estudos científicos que docentes da Faetec e do Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) vêm acumulando a partir de práticas políticas, pesquisas acadêmicas e experiências em sala de aula. É o início de um novo tipo de produção na Faetec.
Maria Cristina Lacerda Silva
Vice-Presidenta Educacional da Faetec
Luiz Fernandes de Oliveira
Alexandre do Nascimento
Amauri Mendes Pereira
Selma Maria da Silva
Ana Paula Venâncio
Andréa Santos Pessanha
Claudia Fabiana de Oliveira Cardoso
Helena Theodoro
Maria Teresa da Silva Telles
Patrícia Amaral Siqueira e Patrícia Freitas
Janete Santos Ribeiro
Maria Cristina da Silva Cardoso
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