Introdução à 2ª Edição
Quase seis anos se passaram desde que eu escrevi a primeira edição deste livro e desde então, dependendo do ponto de vista do debatedor, do pesquisador, do escritor, pouca coisa mudou; muita coisa mudou!
A gerência do conteúdo e do conhecimento evoluiu muito pouco tanto no que diz respeito a sua utilização por parte das organizações; isto é, ainda fala-se muito e têm-se poucos exemplos concretos e bem sucedidos, quanto no que diz respeito aos softwares desenvolvidos com a finalidade de suportá-la.
Tanto é verdade que eu pensava que teria que fazer um esforço hercúleo para atualizar este que é basicamente um livro sobre TI, mas vi depois que estava enganado. Claro houve melhorias nos produtos de TI, houve a introdução de novos softwares e o desaparecimento de outros tantos, mas nada alarmante. Parece-me que o livro, na sua edição de 2002, ainda poderia continuar sendo utilizado sem danos para quem o fizesse.
Bom, mas eu o revisei e agora aqui esta ele atualizado e em alguns pontos ampliado.
Desde 2002 até os dias atuais muitas coisas aconteceram no mundo. As guerras quase globais do Afeganistão e do Iraque; as guerras locais, como as dezenas que todos os dias explodem na infeliz e miserável África. O avanço do descontrole do clima com o desastroso aquecimento do planeta, o aumento da miséria absoluta, o desaparecimento acelerado de dezenas de espécies animais; a desenfreada corrupção pandêmica dos poderes públicos, afetando a todos os países em menor ou maior grau em todas as esferas de poder entre outros males tão ou mais sérios que estes, e nós nos perguntamos: ainda há espaço para boas intenções? Ainda há espaço para compartilharmos conhecimento? Ainda há espaço neste mundo para o amor, a compreensão, o respeito mútuo, o entendimento? Ainda há espaço para falarmos de gerência do conhecimento, num mundo que a primeira vista parece um navio que afunda inexoravelmente hora após hora?
Eu não sei sua opinião. Mas para mim há sim espaço para tudo isto.
Então há espaço para praticarmos uma efetiva gerência do conhecimento tanto a nível profissional quanto a nível pessoal. Afinal, esta é uma crença que tenho inabalável na capacidade humana, além de acreditar que conhecimento só tem serventia quando se torna explicito, isto é, quando é compartilhado para gerar mais conhecimento.
Então, embora este seja um livro sobre tecnologias da informação voltadas a gerência do conteúdo e do conhecimento achei que deveria aproveitar esta introdução para reiterar minha fé na vida. Até mesmo, também, porque a introdução à 1ª edição continua válida e eu o/a convido a lê-la.
Muito obrigado.
Tadeu Cruz
SUMÁRIOIntrodução à 1ª Edição
Introdução à 2ª Edição
1. FUNDAMENTOS DA GERÊNCIA DE CONHECIMENTO (KM)
Fundamentos da gerência de conhecimento
O que é conhecimento para a filosofia?
Falta o “porquê” nas organizações atuais
Gerência de conhecimento
Conhecimento tácito e explícito
Uso do conhecimento
Processos de negócio, muito se fala, pouco se faz!
Conteúdo e conhecimento é a mesma coisa?
Componentes da gerência de conhecimento
Conclusão
Anexo 1
2. FUNDAMENTOS DO CONTENT MANAGEMENT
O início
O modelo conceitual workflow
Enterprise Content Management um modelo possível
Tecnologias envolvidas com Enterprise Content Management
Visões e distorções: GED é ECM e ECM é GED
Parâmetros para analisar: um software de ECM
Tipos de ferramentas
A evolução
Conclusão
3. ESTRATÉGIA PARA IMPLANTAÇÃO DA GC&C
Plano estratégico
Responda às seguintes questões
Criação do plano estratégico
O começo do projeto
A aderência ao negócio
Definição do tipo de portal
Precavendo-se contra problemas
Conclusão
4. METODOLOGIA PARA A IMPLANTAÇÃO DA GC&C
Metodologia
Tempo
Conclusão
5. GLOSSÁRIO
6. BIBLIOGRAFIA
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