Diálogos sobre Ensino, Educação e Cultura

Autor/Organizador: Écio Antônio Portes
R$ 15,50R$ 31,00
21% DE DESCONTO

Este é um livro voltado para as preocupações atuais sobre a educação brasileira, servindo de apoio e orientação para pesquisadores, professores, gestores escolares e pais interessados nos desafios vividos por este processo metódico de socialização.

Digital
Impressa
Limpar

Consulte o frete e prazo estimado de entrega:

Não sei meu CEP

O presente livro é fruto do esforço de um conjunto de professores(as) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Minas Gerais, para trazer a público os resultados de suas reflexões e de suas pesquisas, algumas ainda em andamento. Esses(as) professores(as)/pesquisadores(as) são integrantes do Grupo Multidisciplinar em Fundamentos da Prática Educativa (FUPE). Nesse sentido, observa-se que a preocupação que eles e elas expressam nesse livro giram em torno de três temas fulcrais para a cena brasileira: o ensino, a educação e a cultura. A organização interna dos trabalhos que compõem o livro procurou obedecer a essa lógica, embora não tenhamos separado os diversos artigos por seções ou coisa parecida. Preferimos separá-los por capítulos.

Podemos observar que os primeiros artigos do livro possuem a forte preocupação com a educação escolar, traçando perfil de professoras e professores, discutindo a formação continuada tendo a universidade como um espaço de convivência, desvelando os mitos presentes na prática pedagógica do ensino de matemática ou no ensino de física e as possibilidades da construção do saber via etnociência.

Em seguida, encontramos aqueles trabalhos mais atinentes aos assuntos históricos, como a pesquisa e o ensino em História da Educação e dois estudos que se aproximam, um sobre a ludicidade e arte-educação e outro, sobre o corpo e o lúdico, em uma perspectiva histórica, mesmo que abordem seus objetos através de diferentes ângulos.

Por último, encontramos três ensaios preocupados em refletir sobre a escola, a cidadania, o professor e a sala da aula e as interações entre cultura, educação e formação humana.

Diálogos sobre ensino, educação e cultura é um livro voltado para as preocupações atuais colocadas pela cena educacional brasileira, podendo, pois, servir de apoio, de orientação e de auxílio na reflexão de pesquisadores, professores, gestores escolares, pais e diferentes sujeitos interessados na discussão dos desafios vividos pela educação que, nos dizeres de Durkheim, é um “processo metódico de socialização”.

Esperamos assim, levar ao público um pouco dos nossos esforços cotidianos para refletir, transmitir e produzir conhecimento sobre a realidade da educação, em diferentes dimensões.

Para terminar, não devemos deixar que a cobrança para que produzamos mais e mais, em um típico efeito Leitmotiv, nos tire a satisfação e a alegria daquilo que produzimos. Posso então, falar da nossa alegria de podermos socializar o conhecimento aqui levado ao público mais amplo, principalmente aos professores do Ensino Básico, já que o livro estabelece a possibilidade de ser transportado aos mais diferentes e longínquos lugares, ampliando as fronteiras do difícil acesso aos bens culturais. Aqui, a palavra escrita, contrariando o poeta Mário Quintana, é muito mais do que uma “borboleta morta espetada em uma página”. Ela pode significar uma possibilidade de esperança e de diálogo com os profissionais da educação espalhados por esse Brasil à fora.

Quero ainda agradecer a todos os autores que cederam seus trabalhos para essa publicação e à UFSJ por disponibilizar recursos sem os quais essa publicação dificilmente sairia. Ao apoiar o FUPE a Universidade apóia toda a comunidade acadêmica para que traga a público suas reflexões e produções sobre os diversos campos do conhecimento sobre os quais ela se ocupa.

 

São João del-Rei, abril de 2006
O organizador

SUMÁRIO

  • Apresentação
  • 1. Os Perfis Sociocultural e Pedagógico de Professores dos Ciclos Iniciais da Região das Vertentes –
    Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo & Fabíola Colli Sessa
  • 2. Formação Continuada de Professores e Pesquisa Educacional: Espaços de Convivência da Universidade com a Educação Básica
    Murilo Cruz Leal
  • 3. Educação Matemática: Mitos Presentes na Prática Pedagógica
    Marise Maria Santana da Rocha
  • 4. A Formação Docente: Uma Contribuição à Relação Aluno-professor no Processo Ensino-apendizagem?
    Maria do Carmo Santos Neta
  • 5. Da Busca de Informações e do Estilo Discursivo de Licenciandos de Física no Trato com a Temática de “Atividades Experimentais no Ensino Médio”
    João Antônio Corrêa Filho
  • 6. Etnografia do Sabão de Cinzas
    Paulo César Pinheiro
  • 7. pesquisa Historiográfica, Saber Histórico Escolar, Práticas e Representações Acerca da História: Apontamentos a Partir da Análise de Textos de Estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de São João del-Rei (1967-2000)
    Christianni Cardoso Morais
  • 8. O Ensino de História nas Séries Iniciais: Uma Experiência
    Maria Aparecida Arruda
  • 9. A Revista “Jardim de Infância” (1896-1897): Os Jogos como Padrões Pedagógicos
    Maria Cecilia de Medeiros Abras
  • 10. Ludicidade e Arte-educaçâo: Tecendo Fios e Cores
    Lucia Helena Pena Pereira
  • 11. O Corpo e o Lúdico na Prática Educativa de Dom Bosco
    Alessandra Aparecida de Carvalho & Kleber do Sacramento Adão
  • 12. Ensaio sobre Escola e Cidadania
    Écio Antônio Portes
  • 13. Entre a Retórica e a Dialética: Onde Situar a Fala Professor em Sala de Aula?
    Wanderley C. Oliveira
  • 14. Cultura, Educação e Formação Humana: A Composição de um Plano de Interações Complexas
    Laerthe de Moraes Abreu Junior
  • Sobre os Autores
  • Peso 0,24 kg
    Dimensões 1,0 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2006

    Edição

    1

    ISBN

    85-76500-73-6

    Páginas

    192

    Versão

    ,

    Avaliações

    Não há comentários ainda.

    Somente clientes logados, que já compraram este produto, podem deixar um comentário.

    Produtos vistos recentemente