Da Gestão Estratégica à Gestão Estratégica da Informação: Como aumentar o tempo disponível para a tomada de decisão estratégica

Autor/Organizador: José Poças Rascão
R$ 21,00R$ 42,00
20% DE DESCONTO

O propósito do livro é oferecer uma visão integrada da gestão da informação dentro de um referencial estratégico.

Digital
Impressa
Limpar

Consulte o frete e prazo estimado de entrega:

Não sei meu CEP

O presente livro baseia-se nos resultados de pesquisa e investigação que suportaram a tese de doutoramento de José Rascão, de que fui co-orientador. Orientar um consultor sênior e reputado não foi tarefa fácil – o José Rascão que me desculpe a inconfidência – mas foi muito enriquecedora, dada a sua competência e vasta experiência em gestão, e sempre agradável, dada a fineza do seu trato.

A publicação parcial da tese, ora concretizada, evidencia também o empenhamento pedagógico do seu autor. José Rascão é um professor universitário que não se refugia em textos herméticos cheios de jargão científico. Pelo contrário preocupa-se em partilhar com os outros – acadêmicos, profissionais e estudantes – o seu saber. A atualidade dos temas, a originalidade das suas abordagens e uma exposição acessível justificam o sucesso editorial das suas publicações. Antevejo igual sucesso com a presente obra, que representa uma importante contribuição para o entendimento da informação enquanto recurso estratégico.

João Ferreira Dias
Doutor em Gestão, Professor do ISCTE e
Investigador da UNIDE/ISCTE e ADETTI/ISCTE INDICE

SUMÁRIO

  • Prefácio
  • Introdução
  • A quem se destina este livro
  • Como está organizado o livro
  • Conceitos fundamentais
  • Introdução
  • Conceito filosófico de informação
  • Conceito de informação no contexto da tomada de decisão
  • Conceito de informação como processo, como conhecimento e como coisa
  • Conceito de interdisciplinaridade de informação
  • Conceito de informação na comunicação
  • Conceito de informação no Mundo Real
  • Análise crítica dos conceitos de informação
  • Questões filosóficas
  • Conceitos de informação
  • Similaridades óbvias
  • Os quatro conceitos básicos de informação
  • Conceitos básicos
  • Os conceitos básicos e a investigação da Ciência da Informação
  • Os conceitos básicos e a gestão da informação
  • Os conceitos básicos e a filosofia
  • Síntese da análise crítica dos conceitos de informação
  • Conceitos de recurso e de rentabilidade
  • Recurso base das organizações
  • Rentabilidade econômica
  • Rentabilidade da informação
  • Escolas da gestão estratégia
  • As escolas
  • A escola Harvard 65 / Design (Andrews et al.)
  • A escola de Carnegie (Ansoff et al.)
  • A escola Harvard Post 80 (Porter et al.)
  • A escola baseada nos recursos
  • A escola empreendedora
  • A escola cognitiva
  • A escola da aprendizagem
  • A escola do poder
  • A escola da cultura
  • A escola ambiental
  • A escola da configuração
  • Síntese da análise e avaliação das escolas
  • A informação e a estratégia
  • Formulação da estratégia
  • O problema da estratégia
  • Estratégia
  • Vigilância da informação para a tomada de decisão estratégica
  • A informação no apoio à tomada de decisão estratégica
  • A importância do processo de vigilância estratégica
  • A mudança face à turbulência e à complexidade do meio envolvente
  • Técnicas de análise
  • Modelos de adequação estratégica versus modelos de intenção estratégica
  • A informação estratégica
  • Conceito
  • A urgência de uma teoria da informação estratégica
  • A tipologia da informação
  • As imperfeições da informação
  • A informação incompleta
  • A informação assimétrica
  • Manter ou alterar as imperfeições da informação
  • Identificação das imperfeições da informação
  • Apropriação da rentabilidade da informação
  • Os custos de transação e as imperfeições de informação do mercado
  • A informação na teoria das organizações
  • A informação estratégica
  • A pesquisa de informação estratégica e de conhecimento organizacional
  • A qualidade da informação estratégica
  • A tomada de decisão estratégica
  • A operacionalização do modelo de gestão estratégica da informação
  • Na prática
  • Utilização do conceito de gestão estratégica da informação
  • Contribuição teórica e prática
  • Repercussões teóricas
  • Repercussões práticas
  • Processo de implementação
  • Será que não está na hora de começar?
  • Bibliografia
  • Peso 0,35 kg
    Dimensões 1,5 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2006

    Edição

    1

    ISBN

    85-76500-72-8

    Páginas

    290

    Versão

    ,

    Avaliações

    Não há comentários ainda.

    Somente clientes logados, que já compraram este produto, podem deixar um comentário.

    Produtos vistos recentemente