O presente livro baseia-se nos resultados de pesquisa e investigação que suportaram a tese de doutoramento de José Rascão, de que fui co-orientador. Orientar um consultor sênior e reputado não foi tarefa fácil – o José Rascão que me desculpe a inconfidência – mas foi muito enriquecedora, dada a sua competência e vasta experiência em gestão, e sempre agradável, dada a fineza do seu trato.
A publicação parcial da tese, ora concretizada, evidencia também o empenhamento pedagógico do seu autor. José Rascão é um professor universitário que não se refugia em textos herméticos cheios de jargão científico. Pelo contrário preocupa-se em partilhar com os outros – acadêmicos, profissionais e estudantes – o seu saber. A atualidade dos temas, a originalidade das suas abordagens e uma exposição acessível justificam o sucesso editorial das suas publicações. Antevejo igual sucesso com a presente obra, que representa uma importante contribuição para o entendimento da informação enquanto recurso estratégico.
João Ferreira Dias
Doutor em Gestão, Professor do ISCTE e
Investigador da UNIDE/ISCTE e ADETTI/ISCTE INDICE
SUMÁRIO
Prefácio
Introdução
A quem se destina este livro
Como está organizado o livro
Conceitos fundamentais
Introdução
Conceito filosófico de informação
Conceito de informação no contexto da tomada de decisão
Conceito de informação como processo, como conhecimento e como coisa
Conceito de interdisciplinaridade de informação
Conceito de informação na comunicação
Conceito de informação no Mundo Real
Análise crítica dos conceitos de informação
Questões filosóficas
Conceitos de informação
Similaridades óbvias
Os quatro conceitos básicos de informação
Conceitos básicos
Os conceitos básicos e a investigação da Ciência da Informação
Os conceitos básicos e a gestão da informação
Os conceitos básicos e a filosofia
Síntese da análise crítica dos conceitos de informação
Conceitos de recurso e de rentabilidade
Recurso base das organizações
Rentabilidade econômica
Rentabilidade da informação
Escolas da gestão estratégia
As escolas
A escola Harvard 65 / Design (Andrews et al.)
A escola de Carnegie (Ansoff et al.)
A escola Harvard Post 80 (Porter et al.)
A escola baseada nos recursos
A escola empreendedora
A escola cognitiva
A escola da aprendizagem
A escola do poder
A escola da cultura
A escola ambiental
A escola da configuração
Síntese da análise e avaliação das escolas
A informação e a estratégia
Formulação da estratégia
O problema da estratégia
Estratégia
Vigilância da informação para a tomada de decisão estratégica
A informação no apoio à tomada de decisão estratégica
A importância do processo de vigilância estratégica
A mudança face à turbulência e à complexidade do meio envolvente
Técnicas de análise
Modelos de adequação estratégica versus modelos de intenção estratégica
A informação estratégica
Conceito
A urgência de uma teoria da informação estratégica
A tipologia da informação
As imperfeições da informação
A informação incompleta
A informação assimétrica
Manter ou alterar as imperfeições da informação
Identificação das imperfeições da informação
Apropriação da rentabilidade da informação
Os custos de transação e as imperfeições de informação do mercado
A informação na teoria das organizações
A informação estratégica
A pesquisa de informação estratégica e de conhecimento organizacional
A qualidade da informação estratégica
A tomada de decisão estratégica
A operacionalização do modelo de gestão estratégica da informação
Na prática
Utilização do conceito de gestão estratégica da informação
Contribuição teórica e prática
Repercussões teóricas
Repercussões práticas
Processo de implementação
Será que não está na hora de começar?
Bibliografia
Avaliações
Não há comentários ainda.