Percorrer as prateleiras de uma loja de discos é abrir-se para o reconhecimento da impossibilidade de dar conta de toda a música produzida no globo e ao mesmo tempo ser tentado a compreender as produções de sentido presentes em um pequeno nicho desse universo. O nosso exemplo aqui é o rock.
O presente livro propõe-se a examinar certas especificidades referentes às práticas juvenis, localizadas na sua tensão com os processos midiáticos de caráter global que identificam a cultura contemporânea. Assim, a abordagem do rock como fenômeno midiático é efetuada a partir dos fenômenos da globalização, dos desenvolvimentos tecnológicos que permeiam as experiências culturais e de traços característicos que articulam tanto a produção como o reconhecimento de produtos que circulam em níveis global e local. Esse percurso coloca em relevo as relações entre o sentimento de pertença que conforma os grupamentos juvenis e as identidades forjadas na tensão entre características mundializadas e suas apropriações locais.
Desse modo, Jeder Janotti Jr. procura contextualizar o rock em sua relação com as mídias na cultura contemporâneaa partir de dados históricos e de reflexões de autores oriundos dos estudos culturais e/ou da história das mídias. Longe de apontar um distanciamento entre o consumo como ato cultural e as transformações tecnológicas, o rock exemplificava essa junção.
SUMÁRIO
- Introdução
- Mídia, consumo e identidade
- O rock
- Trajetória do rock através da mídia
- Rock, mídia e juventude
- Mídia e indústria fonográfica no Brasil
- Rock tupiniquim
- Explosão do pop rock tupiniquim
- Consolidação do mercado roqueiro nacional
- Conclusões: Panorama atual
- Referências bibliográficas
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