Estava fazendo falta um trabalho sobre a historiografia da região andina e merece aplauso a iniciativa pessoal, bem-sucedida, de Philomena Gebran, professora de História da América Latina em duas das mais importantes universidades do país: Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade de Brasília. Atualmente dá sua contribuição acadêmica coordenando o Programa de Mestrado em História Social da Universidade Severino Sombra – USS.(…)
Uma das contribuições mais importantes desse guia é a de promover o conhecimento da construção de um saber sobre a América Latina, em especial a América Andina, no Brasil. Desde sua independência, o Brasil sempre voltou suas investigações históricas para o Atlântico, a Europa e, mais recentemente, a África. A rala produção nacional sobre a América Latina sofreu por ser a maior parte de suas fronteiras, regiões de baixa densidade demográfica, povoadas por tribos de fraca filiação nacional, na prática, o que as desqualificava frente à estudos de caráter político tradicional.(…)
A estrutura do livro é didática, sem ser simplista, colocando a análise das obras abordadas em seu contexto político, econômico e social da história da região, distinguindo as tendências espanholizantes daquelas inspiradas na própria região, marxistas ou não. (…)
Ficamos aguardando um segundo volume, que com a mesma paixão, trate das questões historiográficas peruanas, atualmente em desenvolvimento.
Professora Eulalia Maria Lahmeyer Lobo
SUMÁRIO
Avaliações
Não há comentários ainda.