“Eu considero o livro fundamental. Acho que nós, professores guarani, trabalhamos muito. Aproveitamos a oportunidade para fazermos um livro guarani para trabalhar dentro da sala de aula, com nossos alunos. Futuramente, com esse livro, poderemos oferecer cursos aos professores não índios. O livro vai nos servir para discutirmos, refletirmos nas aldeias, com os professores guarani discutindo a língua, a letra e o alfabeto guarani.
Fora da aldeia, temos que refletir como a gente trabalhou a construção do livro, abordando a língua, o alfabeto guarani, o artesanato. Essas questões temos que trabalhar com os professores não índios para que aprendam a valorizar nosso pensamento e a produção em livro que produzimos. Acho que aqui no estado do Rio de Janeiro, é o primeiro livro que as aldeias fazem juntos.”
Prof. Algemiro, Aldeia Sapukai
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“Com a produção do livro eu mesmo aprendi, pesquisando com minha família, fazendo entrevista com os mais velhos, com o pajé, com meu avô e, até, com a minha mãe. Aprendi como era a história do índio, o que ele comia antes, o que ele caçava, a história de nossa Opy. Os mais velhos gostaram da forma como pesquisamos para o livro e disseram que já podia ter sido feito. É uma vitória para as aldeias.”
Prof. Darci, aldeia de Itaxi
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“A produção do livro está saindo muito bem. Porque saindo do livro está nossa imagem, nossa história. No livro aparecem muitas frases da história do ser guarani. Com ele, já posso dar aula na aldeia em guarani para explicar a história que está no livro. Foi muito importante ter sido feito pelas três aldeias juntas.”
Prof. Nírio, aldeia de Araponga
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SUMÁRIO
Apresentação
Introdução
Jajapo va’e rã – Jajapo va’e rã e’y
Unidade I: Tempo dos Animais
Mbyju’i reko / A vida das andorinhas
Kapi’iua jajuka ara / Tempo de caçar capivara
Uru / A galinha
Teju reko / A vida do lagarto
Teju / O lagarto
Xivi reko / A vida da onça
Jaixa reko / A vida da paca
Mymba’i / O porco do mato
Tatu / O tatu
Unidade II: Tempo dos Alimentos
Tembi’u / Alimentação
Tembi’u / Alimentação
Guyrapa tuku gui gua / O arco de tucum
Ka’aguy re / A caçada
Ajaka / Cestos
Ka’ay / O chimarrão
Ka’ygua / A cuia
Manji’o reko / O tempo da mandioca
Avaxi’i reko / O tempo do milho
Avaxiete’i reko / Tempo do milho
Unidade III: Tempo da escola
Arandu renda reko / A vida da escola
Arandu renda Itaxi py gua reko / A escola de Itaxi
Arandu renda Sapukai py gua reko / A escola de Sapukai
Nhombo’ea reko / A vida do professor
Nhombo’ea reko / A vida do professor
Nhombo’ea reko / A vida do professor
Unidade IV: Tempo da gente guarani
Tekoa Itaxi reko / Tempo da aldeia de Itaxi
Oo reko / Tempo da casa
Tete reko / O corpo humano
Kyringue reko / A vida da criança
Kyringue reko / A vida das crianças
Kyringue nhamonheoangaa / Brincadeiras de criança
Omenda va’e reko / A vida dos casados
Kunha reko / A vida da mulher
Kunha reko / A vida da mulher
Tujakue reko / A vida dos velhos
Tujakue reko / A vida dos velhos
Unidade V: Tempo da música e da dança
Mborai / A música
Mborai tekoa guyra itapu py gua / Música da aldeia Araponga
Xondaro reko / Tempo da dança
Jeroky reko / O tempo da dança
Jeroky reko / O tempo da dança
Mba’epu / Instrumentos musicais
Angu’apu reko / O tambor
Rave’i reko / A rabeca
Takuapu / O instrumento musical feminino
Mbaraka Mirì reko / O chocalho
Unidade VI: Tempo do sagrado
Yvyra / Árvores
Yvaro / O yvaro
Ara’i reko Itaxi / O céu de Itaxì
Ara’i reko Araponga / O céu de Araponga
Petyngua reko / O cachimbo
Opy / A casa de reza
Nhemongarai reko / Tempo do batizado
Opy / A casa da reza
Opita’i va’e reko / O pajé
Glossário
Quando o índio reinventa o olhar: Notas sobre o uso das imagens e da escrita
Escolarização de agentes indígenas de saúde e de saneamento: Uma experiência de EJA em aldeias guarani
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