A antietiqueta dos novos famosos: Guia para uma celebridade instantânea

Autor/Organizador: Marcelo Arantes
R$ 38,00 O preço original era: R$ 38,00.R$ 30,00O preço atual é: R$ 30,00.
21% DE DESCONTO

O autor apresenta, com muita ironia, o caminho rumo à fama e o que se deve fazer para continuar no auge.

Impressa
Limpar

Consulte o frete e prazo estimado de entrega:

Não sei meu CEP

Uma coisa logo salta aos olhos na leitura do delicioso livro de Marcelo Arantes: sua reflexão sobre o mundo dos “novos famosos” não começou quando ele próprio, graças à exibição intensa na TV, tornou-se um “novo famoso”. Há um tom fortemente irônico e crítico que percorre todo o texto e que aponta, claramente, para certo capital de reflexão anterior, denso e sofisticado.

Aliás, esse talvez seja um bom divisor de águas para classificar, pelo menos de início, o universo cada vez mais amplo e veloz das novas celebridades: o quanto a recém criada celebridade já conhecia, pelo menos do ponto de vista da capacidade de reflexão sobre este universo, do grand monde da fama. Pois é visível que alguns embarcam nessa canoa sem nenhuma noção do que vão enfrentar e mesmo dos limites dos novos poderes que lhes serão atribuídos; enquanto outros já chegam lá sabendo de modo razoável o quão rarefeito é o ar que estarão respirando a partir daquele rápido e certeiro (ou será rasteiro?) reposicionamento em meio à vasta e contraditória constelação humano-massiva.

Construídas no interior da complexa rede composta por emissoras de TV, revistas de fofoca ou outras de ampla circulação, agentes, promoters, produtores, personal stylists, assessores de imprensa e tantos outros profissionais especializados, sem esquecer o boca a boca dos fãs e a inveja dos concorrentes, as novas celebridades esbarram umas nas outras, em busca de um lugar ao sol… Como posicionar-se nesse novo ambiente? Usar o talento, abusar da exposição do corpo, estar todo o tempo em todos os lugares, dizer coisas inteligentes com ar extremamente natural, sorrir, sorrir e ainda sorrir? Tudo vai depender da estratégia que rapidamente se possa traçar ao longo do complicado caminho nesse novo terreno cheio de surpresas e armadilhas.

Mas voltando ao livro, há um travo de “ironia vingativa” ao longo de todo o texto… Vingança contra quem? Contra o leitor ingênuo, que quer a todo custo tornar-se uma celebridade e finalmente acredita ter encontrado alguém que possa ajudá-lo com conhecimento de causa? Contra a complexa máquina que produz celebridades em série? Contra ele mesmo, por ter cedido ao desejo de experimentar o processo de criação de uma nova celebridade e seu novo dia a dia de glamour? Contra quem levou a melhor financeiramente no programa de que participou? O autor não nos deixa chegar a uma conclusão clara e definitiva. Esse é seu truque… E também seu grande trunfo!

Trata-se de uma “nova celebridade” que não se deixa apanhar facilmente. Aliás, como não se deixou apanhar no reality show que o projetou em rede nacional. Embora não tenha chegado à final, passou bem perto e, mais do que isso, soube construir, às vezes com tintas excessivamente fortes, um personagem polêmico (nem sempre simpático) e com muito assunto. Daí seu fã-clube, as súbitas paixões que desperta nos incautos que cedem a seus encantos, os convites inusitados, enfim, o drama diário de qualquer nova celebridade.

Assim, deixo um conselho aos leitores, sobretudo àqueles mais ingênuos, novatos ou excessivamente sequiosos de uma fama rápida – cuidado! As regras de antietiqueta aqui apresentadas são como aquelas ervas medicinais. Lidas na dose certa podem curar, mas um erro na dose pode ser fatal. É aí que mora o perigo… Do livro e do mundo da fama, seja ela instantânea ou construída a duras penas.

Boa leitura, divirtam-se, o livro, repito, é delicioso… Mas não se deixem seduzir muito facilmente.

Carlos Alberto Messeder

SUMÁRIO

  • Prefácio
  • Apresentação
  • Introdução
  • Do anonimato à fama: a maravilha de ser anônimo
  • Reality Show: entrando para o mundo das celebridades instantâneas
  • A nova vida da nova celebridade
  • Homossexualidade na mídia: e rótulos gays
  • O trabalho de continuar famoso: para os que querem
  • Funcionamento da mídia: um pouco
  • Família e amigos
  • Os fãs
  • Existe vida após a fama?
  • Peso 0,2 kg
    Dimensões 0,9 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2009

    Edição

    1

    ISBN

    978-85-7650-197-8

    Páginas

    178

    Versão

    Avaliações

    Não há comentários ainda.

    Somente clientes logados, que já compraram este produto, podem deixar um comentário.

    Produtos vistos recentemente