Argumentações sobre História, Profissões e Teoria da Justiça no Brasil
Flavio Edmundo Novaes Hegenberg
A proposta deste texto é a de gerar uma discussão que possa resultar em vários desdobramentos teóricos e metodológicos.
A teoria histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e a educação para todos
Escritos Pedagógicos: A Teoria Histo´rico-Cultural, a Pedagogia Histo´rico-Cri´tica e a Educação para Todos é a expressão das inquietações e da concepção da autora sobre a realidade caótica e difusa, própria da educação no Brasil.
Métodos de avaliação e caso de estudo na área biomédica
Daniela Uziel e Diego Allonso (orgs.)
Este livro foca no eixo inovação, entendendo que ele é parte da produção de universidades e instituições de pesquisa, para o qual é necessário estabelecer parcerias externas com a indústria.
Propostas para o Ensino de História
Larissa Viana, Clara Thais Pereira de Andrade, Luana Ribeiro Penetra e Otávio Campelo (orgs.)
Este livro foi preparado ao longo do ano de 2021 e é o resultado da mobilização de estudantes da Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.
Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior
Vitor Pires dos Santos e Daniel Kamlot (orgs.)
Este livro, organizado e escrito por professores com larga experiência acadêmica, principalmente na atividade de sala de aula, tem por objetivo apresentar um conjunto de metodologias ativas para a implementação de uma aula inovadora.
Aprendendo a inovar em projetos STEAM
Um guia para estudantes
Espero que este livro possa ajudar estudantes que, durante vários estágios da formação, participarão do desenvolvimento de projetos de inovação como forma de aprendizagem.
Educação, etnicidades e alteridades
Lutas por reconhecimento
José Valdir Santana, Maria de Fátima Ferreira, Benedito Eugenio e Jussara Moreira (orgs.)
Este livro, organizado em 10 capítulos, apresenta resultados de pesquisas de docentes e pesquisadores de diferentes instituições.
Impactos na formação individual e na prática docente
Maria Auxiliadora Negreiros de Figueiredo Nery
A autora vai além das discussões de abordagens teóricas e das revisões de estudos existentes, para compartilhar a sua experiência docente e iniciativas na formação de futuros professores da rede básica, nos cursos de Pedagogia.
O Ensino à Distância na formação em Serviço Social
Análise de uma década
Andréa Araújo do Vale e Larissa Dahmer Pereira (orgs.)
Um livro que reúne diferentes autoras vinculadas a várias instituições de ensino e cujas diversidade marcam presenças em torno de uma temática prevalente tanto pela sua relevância no mundo humano quanto pela sua atualidade.
A Guerra do Paraguai e o Núcleo Profissional do Exército
O livro é uma abordagem inédita e um estudo estratégico sobre a experiência do combate que redefiniu o papel político do Exército Brasileiro nos anos finais do Império
Sete aulas de L.S. Vigotski sobre os fundamentos da Pedologia
Zoia Prestes e Elizabeth Tunes (org.)
Este livro contém sete aulas proferidas pelo renomado pesquisador Lev Semionovitch Vigotski ao final da vida.
Estudos interdisciplinares, saberes interculturais - Conexões entre Brasil e México
Assis da Costa Oliveira e Lúcia Helena Rangel (orgs.)
O livro é resultado de estudos, pesquisas e vivências de indígenas e não indígenas. Nos dá oportunidade de conhecer o que pensam e como pensam os jovens indígenas de hoje.
Ciências humanas e complexidades (2ª edição)
Projetos, métodos e técnicas de pesquisa. O caos, a nova ciência
Discute os parâmetros básicos para se pensar a pesquisa, algo de grande valia tanto para os profissionais de ciências humanas e áreas afins (psicólogos, assistentes sociais, educadores, médicos, etc.), quanto para estudantes dessas áreas.
A educação superior de indígenas no Brasil
Balanços e perspectivas
Antonio Carlos de Souza Lima (organizador)
Textos que abordam, de diferentes ângulos, aspectos e resultados da demanda por educação superior por parte dos povos indígenas no Brasil.
De rodas, varejeiras e outros jeitos de aprender e ensinar
Elizabeth Tunes, Zoia Prestes e Roberto Bartholo (orgs.)
Existem alternativas válidas e diferentes do modelo único escolarizado de ensinar e aprender? Os textos coligidos na presente coletânea orbitam em torno dessa questão.
Bergström Lourenço Filho sertões adentro
A passagem de Lourenço Filho pelo Ceará, entre 1922 e 1923, onde executa a reforma do ensino na condição de diretor-geral da Instrução Pública.
Percepções e desafios no cotidiano jornalístico
Esta obra oferece, aos jovens jornalistas e demais interessados no tema, exemplos de como proceder diante de situações imprevistas e/ou de intensidade máxima na prática do jornalismo policial.
660 problemas para o jogo de xadrez
O livro nos apresenta problemas de nível fácil até o medianamente difícil e suas respectivas soluções.
Comunicação, linguagem e análise do discurso
Notas do Seminário de Oratória
Antônio Augusto Braighi (org.)
O livro traz uma coletânea de textos produzidos no âmbito dos Seminários de Oratória, realizado em Belo Horizonte (MG/Brasil) de 2012 a 2014.
As experiências do programa Rede de Saberes em Mato Grosso do Sul
Fernando Luiz B. Vianna, Eva Maria L. Ferreira, Beatriz dos Santos Landa e Antonio H. Aguilera
O livro trata da presença e permanência de indígenas no Ensino Superior brasileiro por meio de apoios como o do Programa Rede de Saberes.
Mobilização social na Amazônia
A luta por justiça e por educação
Reunindo artigos sobre justiça e educação, a coletânea chama atenção para o que as identidades e coletividades desfavorecidas da região amazônica estão construindo em processos políticos de intensas e violentas disputas.
Pesquisa e Ensino na Baixada Fluminense
Rosa Maria Marcos Mendes e Jean Rodrigues Sales (orgs.)
Apresenta o Pibid/UFRRJ (Edital 2011) pelas ações concretas que foram realizadas e aponta aspectos que devem ser discutidos e compartilhados. É, também, uma prestação de contas à sociedade, uma vez que o Pibid é financiado com recursos públicos.
A escolarização da brincadeira
O tema aborda o lugar do brincar na vida de crianças de até 6 anos de idade, principalmente nas instituições escolares de educação infantil.
Povos Indígenas e Universidade no Brasil
Contextos e perspectivas, 2004-2008
Antonio Carlos de Souza Lima e Maria Macedo Barroso (orgs.)
A obra pretende refletir sobre os desafios implícitos nos debates acerca da formação de indígenas no ensino superior no Brasil contemporâneo.
Caminos hacia la educación superior
Los Programas Pathways de la Fundación Ford para pueblos indígenas en México, Perú, Brasil y Chile
Antônio Carlos de Souza Lima e Mariana Paladino (org.)
Esta compilação reúne textos dos responsáveis pela implementação de projetos de educação indígena desenvolvidos no México, Brasil, Chile e Perú financiados pela PHEI/FF.
Práticas pedagógicas e sujeitos criativos
potencialidades e desafios
Maria Auxiliadora Negreiros de Figueiredo-Nery
A obra oferece uma breve reflexão sobre os cursos de Pedagogia no Brasil, a formação de educadores no âmbito da educação infantil e do ensino fundamental.
Escritos sobre educação e saúde indígenas
Armando M. de Barros, Fábio Almeida de Carvalho e Isabel Maria Fonseca
A presente obra visa a divulgação de experiências de trabalho e de pesquisas especializadas em educação e saúde das populações indígenas no Brasil.
O registro de uma história e perspectivas atuais
Armando M. de Barros, Fernanda Muniz dos Santos e Gabriela dos Santos Barbosa
Este livro trata da concepção e produção de materiais paradidáticos bilíngues sobre: Línguas (guarani e português), História, Geografia, Ciências, Matemática e Educação Artística.
Dilemas e perspectivas da sociologia na educação básica
Anita Handfas e Julia Polessa Maçaira (Org.)
Este livro apresenta uma reflexão sobre a prática formativa dos professores e do ensino de Sociologia na escola básica.
A escola está em crise? Ou será que a crise está apenas na cabeça daqueles que a criticam? Os textos que compõem este livro examinam essas questões.
Desenvolvimento, emoção e relacionamento na escola
Contribuições da Psicologia para a Educação
Andrea Goldani, Marco Aurélio Togatlian e Rosane de Albuquerque Costa
Problematiza o fracasso escolar, uma realidade perversa que atinge todas as classes sociais e põe em questão a própria função da escola, em seus diferentes aspectos, procurando situá-lo entre as questões institucionais, relacionais e até mesmo orgânicas.
A promoção do desenvolvimento ético
Tendo como objeto a Escola Básica Integrada (EBI), a autora procura compreender as condições que tipicamente são oferecidas em prol do desenvolvimento, sobretudo ético, do indivíduo.
Quando a conversa sobre sexo chega à escola
Concepções, contradições e perspectivas de professores e seus alunos
O autor analisa, através de relatos de professoras, professores e seus respectivos alunos, as atitudes, os posicionamentos e as condutas desses docentes quando se apresentam aos discentes frente à temática sexualidade.
Memória e Conhecimento
Reúne reflexões do autor acerca das relações entre a História e a Historiografia e a memória do historiador, além de um estudo sobre a historiografia republicana.
Contribuições Estratégicas para o Ensino Superior
Fátima Bayma de Oliveira (org.)
Reúne textos apresentados no Seminário de Educação Superior, Educação a Distância e Educação Corporativa, organizado pela Fundação Getúlio Vargas.
Inclusão do Deficiente Auditivo
Alicerce: família, escola e sociedade
Contribui para clarificar o conceito de deficiência auditiva, os preconceitos quanto às pessoas que possuem esta limitação e o papel da família, da escola e da sociedade em sua inclusão.
Histórias, Culturas e Territórios Negros na Educação
Reflexões docentes para uma reeducação das relações étnico-raciais
Alexandre do Nascimento, Amauri M. Pereira, Luiz Fernandes de Oliveira, Selma M. da Silva (orgs.)
Experiências na perspectiva de reeducação das relações étnico-raciais entre estudantes e professores.
Conexão entre saberes para educação
Em busca de uma prática mais humanizada na Educação, os autores circulam por temas recorrentes da área: prevenção à gravidez precoce; novos recursos didáticos e administrativos para o espaço escolar; alimentação saudável; melhor uso da voz e educação ambi
Unindo o saber e o fazer em prol da inclusão
O livro levanta questões para serem estudadas e debatidas no campo educacional em comunidades no Rio de Janeiro.
Discursos e produção de saberes
Lucia Helena Pena Pereira e Wanderley Cardoso de Oliveira (org.)
Esta obra tem como foco a investigação dos processos de apropriação, pelos professores, das novas concepções de ensino-aprendizagem, de alfabetização e de letramento, e analisar a forma como essas concepções estão presentes nas práticas pedagógicas.
Subjetividade e Devir na Formação de Professores
Este livro foi elaborado constituindo-se como uma provocação frente à partilha da necessidade de modelos e projéteis ligados à formação de professor, tão comum entre os governos e responsáveis pelas políticas de educação no Brasil. O objetivo é despertar
Práticas pedagógicas e tecnologias digitais
Edméa Santos e Lynn Alves (org.)
Os artigos deste livro trazem questões que discutem os fundamentos epistemológicos do uso de tecnologias na formação de professores, focando em suas implicações em relação à pesquisa-formação, currículo, didática e aprendizagem.
Diálogos sobre Ensino, Educação e Cultura
Este é um livro voltado para as preocupações atuais sobre a educação brasileira, servindo de apoio e orientação para pesquisadores, professores, gestores escolares e pais interessados nos desafios vividos por este processo metódico de socialização.
Estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação
Inês Sílvia Vitorino Sampaio, Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante e Alessandra Carlos Alcântara
Este livro proporciona material valioso para ampliar a compreensão sobre a re-significação da infância e da adolescência, a partir do acesso que têm à mídia.
A construção de um novo ambiente
Este livro analisa o projeto interdisciplinar intitulado Ciência, Ambiente e Educação, desenvolvido no NEAM/PUC-Rio e na Rocinha.
Ara reko: Memória e Temporalidade Guarani
Aldeias Itaxi, Araponga, Sapukai, Rio Pequeno
Armando Martins Barros e Renata Pinheiro Castro
Este livro integra a escrita ao desenho e à fotografia, permitindo que cada “tempo” (Ara Reko) fosse abordado de diferentes ângulos. O livro não foi construído para substituir a oralidade tradicional guarani mas para estimulá-la.
Uma coleção de coisas mais (ou menos) importantes
Geografices é uma excelente forma didática de ensinar Geografia, pela exatidão dos conceitos, pela leveza da linguagem e pela facilidade de compreensão.
Letramento na Educação Infantil
Andreia Lucia da Silva e Valéria Krykhtine Lira
Este livro, o primeiro da série Educação Infantil, desenvolve um trabalho sobre o conceito de Letramento com atividades em sala de aula
Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica
O livro é a resposta à questão sobre a complexidade das relações entre os profissionais e o relacionamento do futuro médico com seu paciente.
Notas sobre a vidência e a cegueira na formação do pedagogo
O livro visa divulgar e discutir a produção acadêmica que vem constituindo o campo da imagética, ao mesmo tempo em que se propõe a sensibilizar o graduando para a possibilidade de reflexão e prática profissional.
Breves Notas ao Ensino de História da Educação
Esse texto é uma introdução àqueles que se encontram no primeiro semestre acadêmico da universidade, em cursos de Pedagogia no âmbito das disciplinas de História da Educação dos Cursos de Pedagogia.
Apresenta nomes de destaque, abordando temas importantes como sugestão para debates em disciplinas do Curso de Comunicação Social
Disciplina na Escola e Constituição da Subjetividade
O livro busca em Foucault e Freud os conceitos teóricos para fazer uma abordagem prática sobre o papel regulador do espaço escolar e seus sistemas educacionais
Entrevistas
O livro reúne uma série de entrevistas com especialistas em várias áreas de conhecimento, com o objetivo de oferecer material de aula para alunos de Comunicação Social
Identidade e Diferença no Nascimento da Universidade
O segundo volume da série Engenho & Arte continua a linha editorial de selecionar as melhores dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas e aprovadas pelo Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ
Ciência e Educação na Construção da Modernidade
O primeiro volume da série Engenho & Arte contribui para o entendimento do que veio a ser o referencial do ensino técnico-científico em nosso país: o projeto educacional e formativo do Iluminismo francês
A adolescência de Álvares de Azevedo
Intercâmbio entre literatura e psicologia,o livro aborda a vida e a obra deste poeta romântico