Os jornalistas heróis no cinema
Este livro é destinado a amantes de cinema, estudantes e profissionais de jornalismo, bem como a qualquer pessoa interessada em explorar as histórias fascinantes por trás do trabalho árduo e heroico dos jornalistas nos filmes estudados.
desafios de pesquisa e metodologia
Bruno Campanella, Érica Ribeiro, Joana d’Arc de Nantes (orgs.)
O livro reúne textos com reflexões e análises do campo do audiovisual contemporâneo. As investigações privilegiam não somente produtos consolidados, como também novas configurações do audiovisual ligadas às plataformas digitais.
Encontros e Caminhos dos Estudos do Consumo no Brasil
Lívia Barbosa, Fátima Portilho, Flavia Galindo e Silvia Borges (orgs.)
Realizado pela primeira vez em 2004, o ENEC se constituiu como o primeiro espaço acadêmico do Brasil, no âmbito das ciências sociais, e tem como tema central de debates o consumo e as relações com a materialidade nas suas mais diferentes perspectivas.
Gestão estratégica na Economia Criativa
Daniel Kamlot e Marco Aurelio de Souza Rodrigues (orgs.)
Gestão estratégica na Economia Criativa
Corpos, imaginários e afetos nas narrativas do eu
Denise da Costa Oliveira Siqueira (org.)
O colóquio Narrativas do Eu: Corpos, Imaginários e Afetos (Corps (UERJ), Lampe (UERJ) e Faperj) deu origem a esse livro. Tomado como lugar onde a cultura e a subjetividade se inscrevem, o corpo é mobilizado como suporte e fábrica de representações.
Uma teoria da prática jornalistica
A autora destaca a importância da pergunta, do questionamento e do olhar crítico na formação das novas gerações.
faces em reflexão
O material que reunimos neste livro provém de reflexões sobre a divulgação científica a partir de diferentes áreas: da comunicação, da biologia, da área de saúde, da medicina veterinária, de letras e da história.
Bernadete Prado e Marco Beja (orgs)
Este livro representa a coroação de um sonho, sonho de educadores que há muito almejavam um espaço em que se pudesse ajudar os estudantes a aperfeiçoar seus conhecimentos em língua portuguesa e desenvolver a criatividade.
Políticas periféricas para um design responsável
Beatriz Russo e Lilyan Berlim (orgs.)
Ao organizarmos este livro, entendemos que a responsabilidade socioambiental é central às atividades objetivas e subjetivas do design.
ensaios para um campo plural
Mirella De Menezes Migliari (org.)
Neste livro, pretende-se passear por diversos setores compreendidos pelo design, dos mais tradicionais, em que ainda se projetam produtos industrializados, aos mais recentes, a fim de enaltecer as pontes construídas pelo designer.
No caleidoscópio do tempo
Lucia Santa Cruz e Talitha Ferraz (orgs.)
Trata-se da primeira obra publicada em português dedicada inteiramente a pesquisas sobre os agenciamentos entre nostalgia e mídia, que contribuí para a consolidação de uma temática de pesquisa que ganha cada vez mais relevância nos estudos de memória.
Repensando o lazer a partir da cultura digital
Rafael Fortes e Juliana de Alencar Viana (orgs.)
A obra é fruto de debates realizados no âmbito do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGIEL/UFMG), especialmente na linha de pesquisa Identidade, Sociabilidades e Práticas de Lazer.
Retrospectiva do carnaval da última década
Ana Erthal, Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Eliana de Lemos Formiga (orgs.)
Este livro celebra essa parceria de pesquisa entre a ESPM e a Riotur apresentando os dados mais relevantes das pesquisas em seus respectivos anos e contando detalhes de narrativas nem sempre óbvias.
Compreendendo modos de sentir
Ana Erthal dá significado, com sólida base científica, às estratégias de comunicação mercadológica planejadas para criar vínculos memoráveis em seus públicos-alvo.
Reflexões para além da TV
Ariane Holzbach e Mayka Castellano (org.)
Temos neste livro um espaço oportuno para observar analiticamente essa multiplicidade, cientes de que, a cada toque no controle remoto, na tela do celular, no cursor do mouse ou nos botões do joystick, a televisão estará ali.
Impactos da internet e das redes sociais na vida da cidade
Eduardo Ariel de Souza Teixeira, Ilana Strozenberg, Sílvia Borges Corrêa e Teresa Guilhon (orgs.)
No livro, ao lado de uma síntese dos principais conteúdos desses debates, o leitor encontrará sete artigos de professores da ESPM, que ampliam e aprofundam as questões neles abordadas.
Aspectos setoriais e territoriais
João Luiz de Figueiredo e Diego Santos Vieira de Jesus (orgs.)
Este livro examina aspectos setoriais das cidades criativas e investiga os méritos e as limitações das iniciativas implementadas no desenvolvimento dos setores criativos nesses territórios.
O livro Ontem, Hoje e Sempre nos traz uma boa amostra de que o tempo cronológico (chronos) de fato não coincide com o tempo da experiência vivida (kairós) por cada um de nós, nas diversas fases e momentos de nossa existência.
O Rio de Janeiro dos imigrantes
Páginas de uma cidade de muitos povos
Mapeia os jornais impressos de imigrantes que circularam na cidade ao longo do tempo a fim de verificar de que maneira esses periódicos registraram a capital fluminense em diferentes épocas.
Reflexões e experiências
Isabella Perrotta e Eliana Formiga (orgs.)
Variados assuntos reunidos sob a égide do design, tangenciando-se ou afastando-se: alguns trabalham com conceitos abstratos, outros com exemplos concretos. Alguns remetem ao passado histórico, outros apontam para as tendências futuras.
Estratégia e marketing
Este livro analisa as teorias, os conceitos e os fundamentos da marca e sua importância para a gestão empresarial, interligando as áreas de estratégia, marketing, ciência sociais e humanas.
Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação
Esta obra, de caráter didático, se constitui em uma compilação de temas fundamentais na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação.
A interpretação do processo receptivo em duas tradições de investigação sobre os media
Este livro tem como tema dois dos conceitos-chave da reflexão contemporânea sobre os fenômenos da comunicação: efeitos e recepção.
A busca do texto objetivo
Escreva com clareza em português culto. Produza textos formais partindo da fala. Revise a gramática sem complicações. Escreva bem em qualquer mídia e faça apresentações criativas.
Aumenta que isso aí é Rock and Roll
Mídia, Gênero Musical e Identidade
O consumo musical roqueiro, antes de ser uma forma de escapar das amarras do mercado, é uma forma de negociação com as possibilidades oferecidas pelas sociedades contemporâneas.
Etnografia e consumo midiático
Novas tendências e desafios metodológicos
Bruno Campanella e Carla Barros (orgs.)
Reflete acerca da crescente complexificação de práticas cotidianas atravessadas pelas tecnologias de comunicação e as formas de estudá-las que tomam como ponto de partida as abordagens etnográficas.
A gênese da Academia Brasileira de Letras
Obra literária com fatos sociais, políticos e festivos paralelos ao período da fundação da ABL. Contém 50 fotos do Rio de Janeiro da época.
Interfaces com o design de interação
Eduardo Ariel de Souza Teixeira (Org.)
Material rico, plural e original sobre o design de interação e suas interfaces com outras áreas do conhecimento.
Perspectivas comunicacionais brasileiras
Simone Pereira de Sá, Beatriz Polivanov e Simone Evangelista
Celebra os 10 anos do LabCult/UFF,que protagoniza algumas das pesquisas mais relevantes na área de música, som, mídia e tecnologia, posicionando-se sempre na vanguarda das reflexões da área.
Avaliações e propostas culturais para uma cidade única
Carla Branco e Carlos Alberto Messeder (org.)
Avaliações e propostas culturais para uma cidade única
Quebra a cabaça e espalha a semente
Desafios para um protagonismo indígena
Busca mostrar, por meio do estudo do acesso de indígenas às novas mídias, a construção de novas estratégias e formas de mobilização que permitem romper com atitudes coloniais que ainda hoje marcam a vida dessas populações.
Sistema de prosa e mexida de cozinha
O povo dos Buracos, no sertão norte-mineiro, apresentado de acordo com seus modos de comer e de conversar, que o aproxima e o distingue de outros povos.
Percepções e desafios no cotidiano jornalístico
Esta obra oferece, aos jovens jornalistas e demais interessados no tema, exemplos de como proceder diante de situações imprevistas e/ou de intensidade máxima na prática do jornalismo policial.
O cenário internacional da apropriação social da digitalização da TV
A obra investiga como iniciativas comunitárias de televisão, no Brasil e na Espanha, se apropriam dos processos tecnológicos e regulatórios, na busca por amparos legais de suas atividades.
O processo da recriação televisual de Dom Casmurro
Mais do que comparar Capitu a Dom Casmurro, este livro examina o resultado das fricções e dos contágios entre as diferentes linguagens artísticas e matrizes culturais existentes na produção televisual.
Comunicação, linguagem e análise do discurso
Notas do Seminário de Oratória
Antônio Augusto Braighi (org.)
O livro traz uma coletânea de textos produzidos no âmbito dos Seminários de Oratória, realizado em Belo Horizonte (MG/Brasil) de 2012 a 2014.
André Soares Monat e Barbara Szaniecki (orgs.)
O livro busca complementar as análises acerca da autenticidade da imagem fotográfica pelo viés tecnológico, com análises que apostam em outras abordagens.
Discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática
Guilherme Nery Atem, Thaiane Moreira de Oliveira e Sandro Tôrres de Azevedo (orgs.)
Este livro mapeia uma nova realidade da Publicidade - a Ciberpublicidade - a partir de diferentes olhares, teorias e métodos.
Telejornal X Web. Telejornal na web. Webtelejornalismo traz a primeira pesquisa que enfrenta a questão de como o telejornalismo produzido no Brasil transbordou para o ciberespaço em busca de expandir seu território de enunciação e público para a internet.
A questão gay em debate
Carlos Alberto Messeder Pereira
A publicação reúne artigos que suscita uma reflexão em torno das práticas afetivas e sexuais entre homens, os diferentes modos como esses relacionamentos foram percebidos e classificados ao longo dos anos.
Políticas públicas e pluralidade na comunicação e na cultura
Marcos Dantas e Marcelo Kischinhevsky (Org)
A coletânea reúne artigos selecionados que revelam um painel das discussões ocorridas em 2012 durante o 4ª Encontro Nacional da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC-Brasil).
Como gerenciar imagens de sucesso
O livro traz o entendimento das formas de gerenciamento de carreira artística e postura profissional para o alcance de uma carreira consolidada e imagem influente, relacionando marcas empresariais ao personal branding.
Filosofia da Diferença e a Ciência da Informação
Este livro propõe a traçar um percurso que vai da Epistemologia à Filosofia da Ciência da Informação, um espaço aberto entre a Ciência e a Filosofia através de um entendimento contemporâneo da área e setores afins.
Perspectivas multidisciplinares sobre a urbe contemporânea
Milton Julio Faccin, Maria Alice de Faria Nogueira, Élida Vaz (orgs.)
O livro discute desde a questão do corpo e da mobilidade nas urbes até a fotografia como memória do espaço citadino, fazendo jus às dimensões caóticas da vida urbana.
Um modelo de exame da apresentação e estrutura de noticiários televisivos
Este livro pretende gerar padrões sintéticos que permitam analisar como e com que intuito os telejornais se organizam e estabelecem discursos por meio de sua estrutura e de seus métodos de apresentação.
Os comunistas e as mídias no Brasil
Este livro apresenta os significados do comunismo no Brasil, os órgãos de difusão cultural do partido e a presença dos comunistas nos meios de comunicação.
Interpretações sobre gestão, política, cultura e sociedade
Nara Maria Carlos de Santana (Org.)
Esta obra busca compreender o crescimento do turismo enquanto fenômeno social influenciador da sociedade.
usos de mídias e cidadania das migrações transnacionais
Este livro apresenta uma análise da produção, gestão e circulação das mídias desenvolvidas pelos migrantes latino-americanos e a criação de espaços midiáticos multiterritoriais.
Esta obra é o resultado da experiência do autor como jornalista e testemunha de episódios da história brasileira. Nele o autor discorre sobre as conexões entre o Jornalismo, a Ciência Política e a História.
Pensando e Fazendo Jornalismo Audiovisual: a experiência do projeto TJ UFRJ
Beatriz Becker, Juliana Teixeira e Lara Mateus
O livro apresenta o conceito de jornalismo audiovisual e, entre outras coisas, a experiência do laboratório e do site TJ UFRJ.
Formação superior, perspectivas teóricas e novas práticas profissionais
Marcelo Kischinhevsky, Fabio Mario Iorio e João Pedro Dias Vieira (orgs.)
Reunião de artigos e pesquisas que procuram dinamizar a discussão sobre o Jornalismo
Parte da premissa que as imagens cinematográficas, embora frágeis e insuficientes para falar e mostrar o mundo, podem abrir nossa percepção para outros modos de ver, sentir e saber, sobretudo quando associadas a domínios diversos.
Apropriações populares da Internet
Catarina Tereza Farias de Oliveira e Márcia Vidal Nunes (org.)
O encontro entre a comunicação feita pelos movimentos sociais e populares e as tecnologias da informação e comunicação, especialmente a Internet.
A charge da televisão
Carlos Renan Samuel Sanchotene
Articulação de três formas discursivas – política, televisão e humor – mediante criativa metodologia analítica que pretende examinar como o gênero do telejornal e o humor que com ele se articula fala, hoje, da política
A influência nos padrões de consumo no Brasil
Analisa o mecanismo da fama e a importância das celebridades nos mecanismos de consumo no Brasil a partir da ação publicitária de uma importante loja de varejos junto a uma megamodelo brasileira.
Comunicação e sustentabilidade
Conceitos, contextos e experiências
Angela Schaun e Fred Utsunomiya (org.)
Primeiro de uma série de coletâneas voltadas para discutir e pensar a questão da Sustentabilidade que emerge com urgência no mundo contemporâneo como um dos grandes desafios no campo da Comunicação.
Rádio, Cidadania e Campanhas Eleitorais (1998-2008)
Analisa o impacto da midiatização do fazer político no horário eleitoral gratuito no rádio, no período de 1998 a 2008.
Relatos sobre a indústria fonográfica no Brasil
Irineu Guerrini Jr. e Eduardo Vicente (org.)
Oferece um cenário bastante abrangente, tratando de aspectos como história, características regionais, distribuição, divulgação e perspectivas da indústria fonográfica.
Ensino de Jornalismo em tempos de convergência
Elias Machado e Tattiana Teixeira (orgs.)
Conjunto de artigos relacionados com o ensino do jornalismo na era da convergência tecnológica, resultantes das pesquisas da equipe da UFSC que participa da Rede Procad.
Pesquisa social mediada por computador
Questões, metodologia e técnicas qualitativas
Trata de pesquisa qualitativa mediada por computador e aborda como a Internet vem sendo usada como ferramenta de coleta de dados e os tipos de métodos aplicados nos estudos dos fenômenos sociais nos espaços on-line.
Entre o mundo da fé e o do fiel
O livro enfoca as problemáticas do campo da Comunicação Midiática, tomando como questão a prática religiosa e sua expressão como produção de sentidos.
A estratégia do efeito de real
O objetivo principal deste livro é analisar as implicações éticas e estéticas da reconfiguração em curso e reunir elementos para uma definição robusta do conceito de simulação, que supere o evidente antagonismo entre fingimento e experimento.
Esfera Pública, Redes e Jornalismo
Ângela Marques, Caio Túlio Costa, Cláudio Novaes Pinto Coelho et al.
Reúne os professores do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero a professores e pesquisadores convidados, para refletir sobre o tema da esfera pública, das redes e do jornalismo.
Nos bastidores da Wikipédia lusófona
Percalços e conquistas de um projeto de escrita coletiva on-line
A autora trata da rede social on-line que opera nos bastidores da enciclopédia Wikipédia Lusófona, criada em 2002, seguindo o modelo do projeto original em língua inglesa Wikipedia, lançado em 2001.
Sociabilidade, Comunicação e Política
A experiência estético-comunicativa da Rede MIAC na cidade de Salvador
A autora busca compreender as relações entre comunicação e sociedade no contexto das sociedades pós-modernas. Para tanto, se concentra nas experiências reais de um movimento social da cidade de Salvador, na Bahia.
Saiu da história para entrar nas revistas
Enquadramentos da memória coletiva sobre Getúlio Vargas em Veja, Realidade e Time
Busca investigar algumas questões referentes aos usos da história no jornalismo. Como a era Vargas tem sido utilizada para explicar e dar sentido a eventos da atualidade?
Trinta e três textos divididos entre reportagens biográficas, entrevistas, artigos, ensaios, fragmentos de diários e algumas memórias pessoais, além de trabalhos ligados à Comunicação Social e, muito especialmente, ao Jornalismo.
O homem como (possível) extensão dos meios
A proposta deste livro é a desconstrução da ideia central de Marshall McLuhan em sua principal obra, Os meios de comunicação como extensões do homem, sob o ponto de vista técnico/estético.
Memória e representação
Iluska Coutinho e Paulo Roberto Figueira Leal (orgs.)
Reúne uma série de reflexões sobre o binômio Mídia-Identidades, em algumas de suas numerosas manifestações.
Bruno Fuser e Carlos Pernisa Jr. (orgs.)
Conjunto de artigos de integrantes do Grupo de Pesquisa “Comunicação e Tecnologias”, vinculado ao Mestrado em Comunicação e Sociedade, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Construção das notícias na imprensa partidária e comercial
Rafael Duarte Oliveira Venancio
Busca entender como a linha editorial influencia na produção e na transmissão de material jornalístico de cunho informativo.
Introdução à História da Comunicação
Pablo Laignier e Rafael Fortes (organizadores)
Reúne, de forma sintética, os conteúdos básicos da disciplina História da Comunicação.
Uma analise do telejornal Brasil Urgente
Uma analise do telejornal Brasil Urgente
Tecnologia, mística e alteridade na cultura contemporânea
Resultado das mesas temáticas e apresentações do evento em comemoração aos 25 anos do Programa Transdiciplinar de Estudos Avançados (Idea), ligado à Escola de Comunicação da UFRJ.
Representação e pioneirismo na história audiovisual de Juiz de Fora
Resgata a história da pioneira TV Mariano Procópio, emissora que funcionou em Juiz de Fora no começo da década de 1960.
Informação para o desenvolvimento e a formação de recursos humanos especializados
Regina Celia Montenegro de Lima
Estudo comparativo de SIPP em diferentes países, que aponta para a relevância da identificação das necessidades de informação e da formação de profissionais habilitados.
Novas mídias digitais (audiovisual, games e música)
Impactos políticos, econômicos e sociais
Autores de várias áreas apresentam suas visões a respeito da revolução tecnológica nas mídias, com ênfase no crescimento dos games.
Potiguara Mendes da Silveira Jr. e Iluska Coutinho (orgs.)
Os textos reunidos neste volume mobilizam os campos das Artes e da Comunicação para analisar a cultura visual contemporânea e refletir sobre as implicações da sociedade das imagens.
Audiovisual, Games and Music
Authors of the most diverse backgrounds, with completely different analytical apparatuses, give their view about the consequences of the media revolution, emphasizing especially the growth of games.
Vestígios do Heavy Metal em Salvador
A partir das análises de canções de heavy metal de bandas da cidade de Salvador, o autor oferece recursos para analisar e criticar a música massiva, seja underground ou mainstream.
Histórias, Culturas e Territórios Negros na Educação
Reflexões docentes para uma reeducação das relações étnico-raciais
Alexandre do Nascimento, Amauri M. Pereira, Luiz Fernandes de Oliveira, Selma M. da Silva (orgs.)
Experiências na perspectiva de reeducação das relações étnico-raciais entre estudantes e professores.
Vida, Paixão e Morte do Jornalismo Policial no eixo Rio de Janeiro-São Paulo
Estudo sobre um dos gêneros mais populares do jornalismo, a crônica policial.
Comunicação, cultura e sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável nos APLs de Cabo Frio e Santo Antonio de Pádua
Carlos Alberto Messeder Pereira e Patrícia Reis
Propõe analisar o papel dos campos da comunicação e da cultura na criação de planos de ação e gestão que permitam o desenvolvimento local sustentável.
Produção colaborativa na sociedade da informação
Clóvis Ricardo Montenegro de Lima e Rose Marie Santini
O conceito de produção colaborativa parte do trabalho imaterial e da cooperação no trabalho para produzir um contraponto à linha de montagem da indústria moderna.
Caminhos e impasses
Abordagens distintas sobre a comunicação cidadã no Brasil.
Desafios da petroquímica brasileira no cenário mundial
Quem ganha e quem perde no redesenho da produção
Aponta as deficiências do segmento petroquímico no Brasil, como a carência de uma política industrial dirigida ao subsegmento da transformação de plásticos, potencial gerador de empregos e renda.
Crônicas de uma Cidade Maravilhosa
José Amaral Argolo e Gabriel Collares Barbosa (orgs.)
Coletânea de reportagens e crônicas do repórter Luiz Carlos Sarmento, que trabalhou em alguns dos principais jornais e revistas do País.
Economia Política da Comunicação
Interfaces brasileiras
Valerio Cruz Brittos e Adilson Cabral (orgs.)
Resultado dos trabalhos apresentados no I Encontro do Ulepicc Brasil, a obra visa estreitar as interfaces entre a Economia Política da Comunicação e outras subáreas da disciplina.
100 artigos sobre Jornalismo, Política e Pertencimento
Os textos reunidos neste livro são frutos de uma prática jornalística de posicionamento em relação à realidade. Negando a chamada teoria do espelho – onde o jornalismo apenas refletiria o real – o articulista assume a sua potencial interferência na vida p
Televisão e Política no Brasil
A Rede Globo e as Interpretações da Audiência
Premiada pela INTERCOM como a Melhor Tese de Doutorado de 2001, o livro inclui um marco teórico abrangente e sofisticado sobre comunicação política, cidadania e a recepção dos conteúdos da mídia, além de um estudo detalhado sobre a recepção e os efeitos d
Cenários, teorias e epistemologias da comunicação
O livro contempla artigos de investigadores de diversos programas de pós-graduação no Brasil que vêm refletindo sobre epistemologia, teorias e métodos na pesquisa em comunicação.
A militância jornalística do proletariado
Este livro reúne estudos sobre Imprensa e Política no Brasil, tais como os jornais progressistas ao longo de boa parte da história do Brasil, para que o leitor perceba a força e a presença desse instrumento de luta dos setores populares.
políticos, juízes e a campanha eleitoral de 2002 na TV
Fabro Steibel pinta um quadro abrangente e original do fenômeno da campanha eleitoral negativa tendo em vista um exemplo concreto: as eleições presidenciais de 2002.
Avaliação heurística no jornalismo on-line
O autor faz uma análise da usabilidade de interfaces gráficas, na qual várias medidas são utilizadas para determinar a satisfação do usuário em contextos específicos, tendo como objeto de estudo um jornal on-line brasileiro.
Convergência digital e novos desafios na radiofusão
Neste trabalho o leitor encontrará uma síntese da trajetória do rádio nas últimas décadas e das possibilidades que estão se delineando para seu futuro, entre eles o podcasting e o rádio digital por assinatura. Um futuro que oscila entre a democratização d
Recepção e cultura popular nas ondas das rádios comunitárias
Catarina Tereza Farias de Oliveira
O livro discute o modelo radiofônico da sociedade brasileira e explora a diferença significativa da prática das radiadoras em relação às FMs comunitárias. Levanta também questões sobre a própria constituição cultural dos segmentos populares e como eles se
Idéias e Resultados
Trata-se de uma série de entrevistas com personalidades, líderes em seus segmentos profissionais, visando provocar reflexões sobre a valorização humana e todas as suas correlações.
Tradição e turismo no Recôncavo Baiano
Armando Alexandre Costa de Castro
Este trabalho é uma contribuição singular para o conhecimento do Recôncavo, mais precisamente Cachoeira e, em especial, a Irmandade da Boa Morte.
Uma epidemia de informações
Clóvis Ricardo Montenegro de Lima
Aborda todos aspectos dos primórdios do conhecimento da doença, seus reflexos sociais e comportamentais e de disseminação da informação. Apresenta uma visao ampla e multidisciplinar sobre o tema, que nao é exclusivo da medicina.
Mídia, interculturalidade e migrações contemporâneas
O trabalho visa ao entendimento das estratégias de construção midiática das migrações contemporâneas por uma amostra de 10 mídias impressas no cenário brasileiro.
Estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação
Inês Sílvia Vitorino Sampaio, Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante e Alessandra Carlos Alcântara
Este livro proporciona material valioso para ampliar a compreensão sobre a re-significação da infância e da adolescência, a partir do acesso que têm à mídia.
Comunidades virtuais, dinâmicas identitárias e carnaval carioca
O universo das listas de discussão on-line sobre o Carnaval carioca é o tema deste livro, que busca compreender o fenômeno da comunicação mediada por computador a partir de uma perspectiva etnográfica.
Este livro discute o modelo perspectivo adotado pelo ocidente desde o século XV e o nosso modo de perceber o espaço e de representá-lo visualmente.
Música, Comunicação e Cultura
Clóvis Ricardo Montenegro de Lima e Rose Marie Santini de Oliveira
Contém um CD com seis canções originais
Conversando com o Formador / Entrevistas em Destaque
Pacote de 2 livros da autora, contendo entrevistas com especialistas em várias áreas de conhecimento, com o objetivo de oferecer material de aula para alunos de Comunicação Social.
Comunicação, Cultura e Consumo
A (des)construção do espetáculo contemporâneo
João Freire Filho e Micael Herschmann (org.)
Os artigos reunidos nesta coletânea contemplam diferentes facetas da construção e da contestação do espetáculo na atualidade.
A música na Era da Internet
O texto trabalha as relações entre música e novas tecnologias, sob a base de competência e sensibilidade que operam em sintonia fina
Discurso Publicitário e Consumo
Uma Análise Crítica
Este livro é um pequeno ensaio para o breve diálogo que se pode estabelecer entre Publicidade, Filosofia, Lingüística, Sociologia e Psicologia.
Informação e Regulação da Assistência Suplementar à Saúde
Clóvis Ricardo Montenegro de Lima
A informação funcionando como elemento estratégico no processo de regulação do mercado de saúde suplementar.
Maria Carmem Jacob de Souza (org)
Este livro apresenta o resultado das reflexões desenvolvidas no seminário Metodologias de Análise de telenovelas, realizado em 2003 (PosCom/UFBA) com apoio do CNPQ.
Telejornalismo on-line em debate - sem CD-ROM
Anais do 1º Seminário de Telejornalismo on-line Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Conferências e debates realizados durante o encontro de Telejornalismo e Novas Tecnologias, organizado durante o lançamento do programa de telejornalismo on-line (TJUERJ). Um produto dentro de uma perspectiva multimidiática.
Telejornalismo on-line em debate - com CD-ROM
Anais do 1º Seminário de Telejornalismo on-line Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Conferências e debates realizados durante o encontro de Telejornalismo e Novas Tecnologias, organizado durante o lançamento do programa de telejornalismo on-line (TJUERJ). Um produto dentro de uma perspectiva multimidiática.
comunicação, política e produção de apatia
Uma reflexão sobre as práticas de poder, em especial a sociedade de controle. Vivemos hoje em uma apatia política porque nos deixamos atingir em nossos afetos e temos controladas nossas afecções
Do Social ao Ambiental
A autora analisa o mercado empresarial sob a ótica das certificações dadas às ações sociais e de preservação ambiental desenvolvidas pelas corporações
A Nova Abordagem na Era da Gestão Empresarial Globalizada
O livro apresenta, em uma linguagem clara e direta, a concepção do que é o Marketing Social e a necessidade de sua aplicação em um mercado globalizado. O destaque é o cenário nacional, com dados atuais
Mídia, Memória e Celebridades - 2a edição
Estratégias narrativas em contextos de alta visibilidade
Micael Herschmann e Carlos Alberto Messeder Pereira
Busca entender o boom do biográfico na cultura contemporânea, em especial a indústria de celebridades, a de maior sucesso hoje na área do entretenimento.
A cidade na sociedade da informação
O objetivo deste livro é compreender as mudanças comunicacionais e socio-políticas do espaço urbano com a emergência das novas tecnologias de comunicação e informação na atual cibercultura.
Um estudo da cobertura dos 500 anos do Descobrimento do Brasil
Os noticiários da TV aberta funcionam como experiências únicas, cotidianas e coletivas de representação e construção da realidade, refletindo e interferindo na expressão das identidades nacionais.
É Possivel pensá-los?
Neste livro o autor faz a pergunta mais inquietante para quem hoje se ocupa,com o devido cuidado,de homem e mundo: Pensar ainda é possível?
Rock pesado e mídia em tempos de globalização
O livro é um excelente panorama sobre a cultura pop-midiática contemporânea, trazendo à tona mais um lado da dinâmica conflituosa da vida quotidiana em Salvador.
Computadores, Entretenimento e Sociabilidade
Simone Pereira de Sá e Ana Lucia Enne
Este livro reflete algumas questões e problemas relativos as Tecnologias da Comunicação e aborda de forma crítica e criativa a produção intelectual sobre as tecnologias digitais e seu papel na cultura contemporânea.
A Institucionalização do Jornalismo no Brasil (1808-1964)
Este livro relata um pouco da História do jornalismo como instrumento do fazer político.
Cultura, Informação e Espaço Público
Este livro traz a oportunidade de conhecer alguns paradigmas básicos ao estudo contemporâneo da comunicação.
Telenovela e Representação Social
Benedito Ruy Barbosa e a Representação do Popular na Telenovela Renascer
Uma significativa contribuição para o campo da reflexão sobre teledramaturgia no Brasil.
Leituras fenomenológicas
Investigação psicológica do desenho livre infantil sob a ótica da abordagem fenomenológico-existencial, apresentando vários exemplos de interpretação de desenhos.
As cidades na cibercultura
O tema das cibercidades é considerado prioritário hoje por diversos países. O livro pensa a atualíssima questão das transformações do espaço urbano em função das novas tecnologias de informação e comunicação.
Um guia para cidadãos e empresas socialmente responsáveis
Este livro desmistifica temas como ecodesenvolvimento, investimento social X filantropia empresarial, integração direta, consumerismo e o papel do Marketing moderno
Cantos de Fé, de Trabalho e de Orgia
O Jongo Rural de Angra dos Reis
O livro registra o Jongo matricial dos cantos dos plantadores de cana-de-açúcar e de café através dos relatos das histórias e cantos de louvor, de demanda e de folgança, benditos, hosanas e fulôs.
Notas sobre a vidência e a cegueira na formação do pedagogo
O livro visa divulgar e discutir a produção acadêmica que vem constituindo o campo da imagética, ao mesmo tempo em que se propõe a sensibilizar o graduando para a possibilidade de reflexão e prática profissional.
Breves Notas ao Ensino de História da Educação
Esse texto é uma introdução àqueles que se encontram no primeiro semestre acadêmico da universidade, em cursos de Pedagogia no âmbito das disciplinas de História da Educação dos Cursos de Pedagogia.
Luiz Pinguelli Rosa e Miriam Lemle
Conferências de Noam Chomsky na UFRJ promovidas pela Faculdade de Letras e pela Coppe/UFRJ
Uma proposta de redação jornalística
A obra é um instrumento de inestimável valor para a compreensão dos fatores históricos e geográficos dos conflitos que inauguraram o século XXI
Imagem e Comunicação
O livro revê alguns filmes com uma nítida tendência teórica que se propõe a pensar questões práticas ao vincular o cinema a temas relacionados ao esporte, à moda, à ocupação do espaço urbano, a passagens da história entre tantos outros
A Influência da Literatura no Jornalismo
O Folhetim e a Crônica
A influência dos escritores na imprensa do século XIX lançou as bases do jornalismo que se tornaria dominante no século XX – informativo e atraente – e interferiu no caminho percorrido pela literatura
Apresenta nomes de destaque, abordando temas importantes como sugestão para debates em disciplinas do Curso de Comunicação Social
Entrevistas
O livro reúne uma série de entrevistas com especialistas em várias áreas de conhecimento, com o objetivo de oferecer material de aula para alunos de Comunicação Social
Uma História que deu Samba
Carlos Alberto Messeder Pereira
Articula o nascimento deste bloco, o mundo do samba carioca, o movimento de pagode e enfatiza sua importância na criação de grupos musicais como o Fundo de Quintal.