capa do livro

Os jornalistas heróis no cinema

Vitor Menezes

Vitor Menezes é um professor de jornalismo com a rara habilidade de combinar o difícil equilíbrio entre sua paixão pelo ofício que ministra e o indispensável espírito crítico.

Nos anos mais recentes, o cinema entrou como uma interessante alternativa pedagógica. Questionador, o autor seguiu nesta pegada também em sua tese de doutorado. Embora “Os Jornalistas heróis no cinema” feche o foco em três filmes, nenhuma reflexão fundamental da tese ficou de fora neste livro.

“Todos os Homens do Presidente” nos transporta para a década de 1970, quando dois repórteres do Washington Post desvendam o escândalo de Watergate. Resulta na queda do presidente Richard Nixon.

“Spotlight” nos leva para Boston, onde a equipe de jornalistas do The Boston Globe revela que padres da Igreja Católica molestaram e abusaram de crianças. O caso se desdobra para além de Boston. Em boa medida, ajuda a entender a renúncia de Bento 16.

“O Abutre” nos apresenta um repórter noturno e soturno que persegue cenas de crimes violentos para conseguir manchetes de impacto. Este não é baseado em fatos reais. Não?

Não se produz reportagens sem enfrentar desafios éticos, políticos e pessoais. O livro abre um debate sobre o lado heroico da profissão e produz uma reflexão sobre o ethos profissional de jornalistas.

Este livro é destinado a amantes de cinema, estudantes e profissionais de jornalismo, bem como a qualquer pessoa interessada em explorar as histórias fascinantes por trás do trabalho árduo e heroico dos jornalistas nos filmes estudados.

Heroico? Uma boa razão para ler o livro.

O leitor cogitou pensar que seriam filmes icônicos?

Lamento informar que Vitor Menezes é um iconoclasta.

Victor Gentilli

Jornalista docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo

Veja também

capa do livro

Audiovisuais contemporâneos

desafios de pesquisa e metodologia

Bruno Campanella, Érica Ribeiro, Joana d’Arc de Nantes (orgs.)

capa do livro

Encontros e Caminhos dos Estudos do Consumo no Brasil

Lívia Barbosa, Fátima Portilho, Flavia Galindo e Silvia Borges (orgs.)

capa do livro

Corpos, imaginários e afetos nas narrativas do eu

Denise da Costa Oliveira Siqueira (org.)

capa do livro

Ensaio sobre a pergunta

Uma teoria da prática jornalistica

Maria Luiza Franco Busse

capa do livro

Divulgação científica

faces em reflexão

Mario Newman de Queiroz (org)